100% oficial: Seleção Brasileira acaba de ser convocada

Na manhã da segunda-feira (8), a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciou a convocação da Seleção Brasileira feminina de basquete para o Pré-Olímpico de Belém. O torneio será realizado no ginásio Guilherme Paraense, mais conhecido como Mangueirinho, em Belém, no Pará, de 8 a 11 de fevereiro.

A Seleção Brasileira terá pela frente a Alemanha, Sérvia e Austrália na busca por uma das três vagas do grupo para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. As atletas se apresentarão no próximo dia 15 em Araraquara, São Paulo, para o início dos treinamentos, sob o comando do técnico José Neto.

A lista de convocadas conta com nomes como Débora Costa e Emanuely Oliveira, do SESI Araraquara, e Alana Gonçalo, do Sampaio Basquete. Além delas, foram convocadas três jogadoras da Seleção Brasileira Sub-17, campeãs Sul-Americanas: Micaela Cavalcanti, Sther Ubaka e Alexia Dagba. A equipe viajará para Belém no dia 2 de fevereiro, e o primeiro jogo do Brasil será no dia 8 de fevereiro, às 20h, contra a Austrália.

Estratégia e expectativas para o torneio

O técnico José Neto disse, durante a coletiva de imprensa, que o Brasil enfrentará uma competição difícil e que todas as equipes participantes chegam por méritos. “Vamos fazer o nosso melhor e acreditamos que desta forma, poderemos conquistar uma das vagas para Paris. Contamos com o apoio da nossa torcida em Belém do Pará para nos dar força e fazer a diferença”, declarou o treinador.

A Seleção Brasileira chega ao Pré-Olímpico com o título invicto da AmeriCupW, conquistado em julho, no México. Isso colocou o Brasil de volta ao top 10 mundial, ocupando atualmente a oitava posição no ranking geral da FIBA.

O formato de disputa do Pré-Olímpico

O torneio Pré-Olímpico será disputado em quatro sedes ao redor do mundo e o Brasil participará das partidas que acontecerão em Belém. As equipes se enfrentarão dentro do grupo, com os três melhores se classificando para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. O Brasil estreia contra a Austrália, depois enfrenta a Sérvia e encerra essa fase contra a Alemanha, sempre às 20h, de 8 a 11 de fevereiro. Os jogos serão transmitidos ao vivo pelo canal ESPN.