4 questões para Victor Wembanyama e o San Antonio Spurs
O San Antonio Spurs está tendo um início de temporada até que regular, se levarmos em conta o que a equipe conseguiu na última temporada. A franquia do Oeste, mais uma vez sob o comando do lendário Gregg Popovich, está no 9° lugar na Conferência Oeste, com um desempenho de três vitórias e quatro derrotas nos sete jogos que disputou.
Vale destacar que a franquia conseguiu duas importantes vitórias contra um mesmo adversário: o forte Phoenix Suns, de Kevin Durant. Lógico que a franquia teve um início conturbado por conta de desfalques importantes como Devin Booker e Bradley Beal, que não puderam completar o Big Three com KD. Mas é um feito bastante louvável para os Spurs, que são uma franquia relativamente jovem, conseguir vencer um adversário que por muitos é considerado sério candidato ao título.
E muitas das esperanças dos Spurs em conseguirem voltar aos playoffs passam pelas mãos de Victor Wembanyama. A jovem promessa francesa foi recrutada no último draft como a primeira escolha geral da equipe. Wemby já está mostrando a que veio: o jovem que foi um dos indicados a melhor jogador da semana da Conferência atualmente está com médias de 19.4 pontos por partida, 8.4 em rebotes e 1.7 em assistências nos sete jogos que disputou como titular.
Questões para os Spurs e Wembanyama
Claro que já começaram a se rondar diversas questões em torno de um jovem com bastante potencial e o que ele poderá agregar aos Spurs. Alguns dos questionamentos que envolvem o nome do craque estão em como ele pode ajudar os Spurs a se tornar um time de playoffs, como ele poderá ser defendido pelos adversários, quais prêmios ele poderia ganhar na NBA e o quanto ele poderá ser influente na Liga.
Bom, Wemby já demonstrou que os Spurs podem sim sonhar com a volta aos playoffs da NBA, algo que aconteceu pela última vez na Temporada 2018/2019, quando a equipe foi derrotada pelo Denver Nuggets. De lá pra cá, várias campanhas abaixo da média.
Os adversários que quiserem defendê-lo vão precisar encontrar meios de anular um jogador de 2,24m que consegue executar praticamente todos os arremessos que quiser. Pra isso, alguém que tenha a altura próxima a ele ou que possua importante salto, pode ser usado na marcação.
O pivô já recebeu indicação de jogador da semana da Conferência. Mas com o seu potencial, ele pode ser eleito o ‘rookie’ (novato) da Temporada, indicado para algum time defensivo e quem sabe até sonhar com um possível All-Star Game, que voltará a ser no modelo antigo de disputa de Conferências.