5 coisas que são proibidas no Brasil e você não sabia

Apesar de alguns comportamentos serem considerados inapropriados, a maioria da população não sabe que eles são proibidos por lei. Em muitos casos, a legislação tem como objetivo, resguardar o espaço alheio para o pleno convívio em sociedade.

Neste artigo, vamos citar cinco coisas que são proibidas no Brasil e você não fazia a mínima ideia disso.

1- Usar narguilé

Bastante popular entre os jovens, a comercialização, importação e distribuição do cigarro eletrônico é proibida em todo o território brasileiro. Além de causar dependência, os narguilés também são responsáveis por diversas mortes e problemas pulmonares.

2- Pedalar na calçada

Apesar da maioria do território brasileiro não ter locais adequados para os ciclistas, conduzir uma bicicleta na calçada, sem indicações no chão para uso dela, é proibido por lei no país. A infração acarreta uma multa de gravidade média, que poderá custar R$ 130,16 ao ciclista.

3- Servir café adoçado

Desde 1999 no estado de São Paulo bares, lanchonetes e restaurantes são obrigados a servir apenas a versão amarga dos cafés aos clientes. Os estabelecimentos devem oferecer a opção de do uso de adoçante ou açúcar. Também é possível que o comerciante disponibilize o produto em duas versões.

4- Abastecer o carro sozinho

Prática comum nos Estados Unidos, proibida no Brasil. Aprovada no ano de 2000, a Lei 9956 acaba confundindo muitos estrangeiros que vêm ao país. Os postos de combustíveis do exterior com bombas de autosserviço são bastante comuns em vários lugares do mundo.

5- Atravessar fora da faixa de pedestre

Se engana quem acha que apenas os motoristas podem ser multados por infrações de trânsito. Conforme a regulamentação, atravessar fora da faixa de pedestre é extremamente arriscado para todos os envolvidos. Desta maneira, artigo 254 do Código de Trânsito considera o ato como uma infração leve, com multa estipulada em R$ 26,10.