5 jogadores que jogaram com LeBron e Michael Jordan avaliam quem é o GOAT
O debate é certo para todos os fãs da NBA: quem é o maior jogador de todos os tempos (Greatest Of All Time, ou simplesmente GOAT)? Esse é um questionamento que leva os grandes fãs do esporte a defender Michael Jordan e LeBron James, atualmente apontados como os dois maiores nomes da história do basquete.
Tal debate ganhou força depois das finais da NBA de 2016, onde muitos dos torcedores se renderam a King James, principalmente do que ele foi capaz de fazer com o Cleveland Cavaliers e virar aquela série contra o Golden State Warriors. Só que tem muitos fiéis defensores de Jordan, já que ele foi capaz de levar o Chicago Bulls as suas seis conquistas da história da Liga.
Eles não chegaram a se enfrentar em quadra. Jordan se aposentou em 2003 pouco tempo antes de LeBron James ser draftado como a primeira escolha geral dos Cavs. Certamente, seria um grande duelo em quadra. Agora, existem alguns nomes que conhecem e chegaram inclusive a jogar no mesmo time – ou contra – os dois astros. Cada um dos astros deu a sua opinião sobre quem seria realmente o GOAT da história do basquete.
Veja a opinião de cinco astros do basquete sobre quem é o verdadeiro GOAT
Jason Kidd: Ele enfrentou tanto Jordan quanto James na carreira. Ele tem uma leve vantagem no histórico contra Jordan e enfrentou James mais vezes na carreira. No entanto, afirma que Jordan é o melhor. “Enquanto dava show, ele era um dos jogadores mais difíceis de defender. Ele pode pular sobre você, atirar sobre você e também avisará você sobre isso. Ele foi provavelmente o mais difícil de proteger porque estava no palco todas as noites e trazia tudo”, afirmou.
Dwyane Wade: Jogou com e contra LeBron. E, apesar da grande admiração pelo amigo, afirma que Jordan fez mais para ser o GOAT. “Quando James terminar, sua escalação estatística será a maior que o jogo já viu. Eu venho da era Jordan, então sou tendencioso. Michael Jordan será meu GOAT, mas não vou tirar nada de LeBron. Jogo basquete por causa de Michael Jordan.”, contou.
Ray Allen: Outro que reconhece o grande talento do camisa 23 dos Lakers, mas que se rende ao lendário Jordan. “Acho que LeBron, de improviso, certamente está entre os cinco primeiros de todos os tempos. Mas jogar contra ele e MJ, para mim, é MJ o dia todo. Só por causa de como joguei contra ele e que MJ tinha tudo.”
Ron Artest: Mais um que se rende ao grande Michael Jordan, afirmando que ele daria um baile em alguns nomes da atual geração. “Jordan teria uma média maior do que James Harden se jogasse hoje. Com certeza… joguei com esses caras, Jordan teria uma média de 50. Se ele quisesse. James Harden quer uma média de 50, mas ele não pode. Se Jordan quisesse ter uma média de 50 hoje, ele poderia fazê-lo.”
Reggie Miller: Apesar de afirmar que os dois merecem ser eleitos GOAT, mostra tendência para Michael Jordan. “Acho que, aos olhos de muitos, não sei se há algo que LeBron possa fazer para ultrapassar Jordan, porque acho que as pessoas sempre serão determinadas porque o que Mike conseguiu foi fenomenal. É difícil comparar épocas, regras e jogadores. Mas ambos podem reivindicar o GOAT. Eles realmente podem, mas você terá seus fãs hardcore de Jordan e eu sou um deles.”