5 maiores potências do mundo no basquete

No basquete, sabemos que existem diversos talentos espalhados ao redor do planeta. Eles esbanjam categoria em várias competições, sejam elas de nível nacional, internacional e até mundial. Os grandes nomes que se destacam pelos seus países são chamados para defender as suas seleções, para que possam disputar os títulos como das Olimpíadas ou da Copa do Mundo.

E como também é de conhecimento geral, os Estados Unidos são reconhecidos no mundo todo como uma das maiores potências quando o assunto é basquete. O país foi responsável por formar diversos grandes nomes ao longo da história. A lista é extensa, mas poderíamos citar só alguns pra você ter uma ideia: Michael Jordan, Kareem Abdul-Jabbah, Magic Johnson, LeBron James, Shaquille O’Neal, Kobe Bryant, Stephen Curry…

Mas, quando se fala em Copa do Mundo de Basquete, você sabia que os Estados Unidos dividem o posto de melhor seleção do mundo? Pois bem, os norte-americanos possuem cinco conquistas, mas estão empatados com outro país: a Iugoslávia, que se aproveitaram dos momentos em que os EUA não colocaram todos os seus destaques da NBA para jogo.

Na terceira colocação, temos a União Soviética (hoje região que corresponde a Rússia). O país teve três conquistas ao longo da sua história. E logo atrás, com dois títulos cada, temos o Brasil e a Espanha. No entanto, ambos tem uma peculiaridade: os títulos brasileiros foram conquistados há muito tempo, ao passo de que os espanhóis ostentam um bicampeonato recente.

Esse ranking poderá sofrer alterações, tendo em vista que os Estados Unidos deverá se isolar já que o país vem com o ego ferido por conta do último desempenho ruim na competição. A equipe ficou apenas com o quarto lugar, fora do pódio. LeBron James, inclusive, já chamou diversos atletas para se juntar à seleção nas Olimpíadas e isso poderá acontecer também na Copa do Mundo.

Ação de LeBron James poderá fazer com que, no futuro, os Estados Unidos sejam a maior potência isolada do basquete
Ação de LeBron James poderá fazer com que, no futuro, os Estados Unidos sejam a maior potência isolada do basquete

Veja o ranking com as potências do mundo do basquete

1° Estados Unidos – 5 títulos (1954, 1986, 1994, 2010 e 2014)

1° Iugoslávia – 5 títulos (1970, 1978, 1990, 1998, 2002)

3° União Soviética – 3 títulos (1967, 1974, 1982)

4° Brasil – 2 títulos (1959 e 1963)

4° Espanha – 2 títulos (2006 e 2019)