5 motivos para assistir a Copa do Mundo de Basquete 2023

Disputada no Japão, nas Filipinas e na Indonésia, a Copa do Mundo de Basquete da FIBA começou nesta sexta-feira (25). Contando com a participação de 32 seleções de todo o planeta, o torneio promete diversas emoções para os fãs do esporte.

Sabendo disso, resolvemos separar cinco motivos para os fãs do basquete assistirem a competição, que contará com as presenças de grandes nomes da modalidade.

Brasil renovado e forte

Sem grandes referências como Anderson Varejão, Alex Garcia e Leandro Barbosa, que marcaram época na seleção, a equipe comandada por Gustavo de Conti aposta em nomes como Yago, Bruno Caboclo e Georginho de Paula.

Além deles, o elenco brasileiro também conta com atletas com bagagem no basquete norte-americano, como Raulzinho, que deixou recentemente o Cleveland Cavaliers e Gui Santos, que defende o Santa Cruz Warriors, da NBA G League. Os nomes mais experientes do plantel brasileiro são Marcelinho Huertas, Vitor Benite e Cristiano Felício.

No Grupo G, ao lado de Costa do Marfim, Irã e Espanha, o Brasil irá iniciar sua trajetória no dia 26 de agosto (sábado), às 6h45min, no horário de Brasília, contra os iranianos, em Jacarte, na Indonésia

A ótima geração do Canadá

Os principais nomes do time são Shai Gilgeous-Alexander, do Oklahoma City Thunder, R.J. Barrett, do New York Knicks, Dillon Brooks, do Houston Rockets, Luguentz Dort, também do Thunder e Kelly Olynyk, do Utah Jazz.

A grande baixa da equipe será Jamal Murray, que até participou de parte dos treinamentos com o restante do elenco, mas optou por abrir mão da competição, após longa temporada na NBA com o campeão Denver Nuggets.

No Grupo H do Mundial, o Canadá irá encarar França, Letônia e Líbano na primeira fase. A estreia da equipe será no dia 25 de agosto, contra os franceses, às 10h30.

Austrália e seu elenco de NBA

Sempre forte, a Austrália conta com nomes importantes como Patty Mills, Josh Giddey, Dante Exum, Dyson Daniels, Matisse Thybulle e Joe Ingles. Apesar do desfalque do pivô Jock Landale, os cangurus não podem ser deixados de lado nos debates.

No Grupo G, ao lado de Finlândia, Japão e Alemanha, os cangurus começaram a trajetória com o pé direito. Na manhã desta sexta-feira (25), a equipe superou os finlandeses por 98 a 72, com grande atuação de Josh Giddey, que ficou perto de marcar um triplo-duplo.

Luka Doncic com a Eslovênia

Um dos melhores jogadores do mundo, o craque Luka Doncic tentará conduzir seu país ao primeiro título da competição. O astro do Dallas Mavericks é um dos favoritos para receber o troféu de MVP do Mundial. Campeão da NBA com o Denver Nuggets, o pivô Vlatko Cancar ficou de fora, após sofrer grave lesão no amistoso contra a Grécia, no começo do mês.

Campeã do EuroBasket de 2017, a Eslovênia tem o sétimo lugar da Copa do Mundo de 2014 como seu melhor resultado na história do torneio. No Grupo F ao lado de Cabo Verde, Georgia e Venezuela, a equipe fará sua estreia no dia 26 de agosto (sábado), às 8h30, contra os venezuelanos.

Estados Unidos com elenco jovem e estrelado

Comandada por Steve Kerr, a seleção norte-americana chega como a grande favorita para a conquista da Copa do Mundo. Mesmo sem contar com nomes como LeBron James, Stephen Curry e Kevin Durant, o time tem amplo favoritismo na competição.

Com um elenco jovem e liderado pelo técnico tetracampeão da NBA, a equipe tem tudo para faturar o título, após a decepção de 2019. Olho nos ótimos Anthony Edwards, Tyrese Haliburton e Brandon Ingram.

No Grupo C da competição, ao lado de Grécia, Nova Zelândia e Jordânia, os Estados Unidos iniciarão sua caminhada na competição contra os neozelandeses, no dia 26 de agosto (sábado), às 9h40, em Manila, nas Filipinas.