5 transferências que mudaram a história da NBA
Ao contrário do futebol, na NBA as transferências dos jogadores ocorrem de forma imediata e com a franquia detento a palavra final. No entanto, em poucos casos, existem cláusulas contratuais que depositam a decisão nas mãos dos atletas. Dessa forma, traremos uma lista de cinco trocas que mudaram o curso da National Basketball Association.
- Luka Doncic (2025):
Identificado com as vestes do Dallas Mavericks desde 2018, quando foi draftado com a terceira escolha do Atlanta Hawks, Luka Doncic tornou-se um dos melhores europeus da NBA. Contudo, os fãs do armador e da franquia texana foram pegos de surpresa com a transferência do astro para o Los Angeles Lakers, no início deste ano.
Na ocasião, os dirigentes do Mavs envolveram seu principal jogador na troca por Anthony Davis, gerando grandes discussões na liga. De forma geral, o esloveno foi dispensado do Dallas após alegações de que seu porte físico vinha potencializando as frequentes lesões. Dessa forma, Luka Doncic assinou contrato de cinco anos para atuar ao lado de LeBron James.
- Kareem Abdul-Jabbar (1975):
Draftado pelo Milwaukee Bucks na temporada 1969/70, Kareem Abdul-Jabbar permaneceu atuando em alto nível na equipe da Conferência Leste ao longo de seis anos. Para a surpresa de muitos, o pivô solicitou sua transferência ao Los Angeles Lakers. Reconhecendo a necessidade do jogador em atuar em novos ares, a franquia de Wisconsin assinou a saída do hexacampeão da NBA.
- Wilt Chamberlain (1965):
Com a liga se popularizando ao decorrer dos anos, a primeira troca bombástica da NBA foi colocada na conta de Wilt Chamberlain. Depois de colocar seu nome na história do Golden State Warriors durante seis temporadas, o pivô assinou sua transferência para o Philadelphia 76ers. Apesar da discussão ter sido evidenciada, o atleta destacou sua soberania em quadra.
Falecido em 1999, Chamberlain foi eternizado no Hall da Fama do basquete por seus feitos também com o uniforme do Los Angeles Lakers. Em um contexto geral, o astro se despediu das quadras com dois títulos da NBA e quatro prêmio de MVP (Most Valuable Player, Jogador Mais Valioso) da temporada regular da liga.
- Shaquille O’Neal (2004):
Draftado pelo Orlando Magic, foi no Los Angeles Lakers que o lendário Shaquille O’Neal despontou como um dos melhores jogadores de basquete da história. Depois de oito temporadas servindo a franquia californiana, o pivô foi direcionado ao Miami Heat, na season 2004/05. O detalhe curioso é que na altura de seu legado já havia faturado três títulos consecutivos da NBA com o Lakers.
Em síntese, a imprensa norte-americana creditou a troca de O’Neal por divergências com Kobe Bryant. Dessa forma, o Los Angeles optou por permanecer com o ala-armador, colocando Shaquille em direção ao Heat sem muitas dificuldades. Por sua vez, exibiu seu nome no Hall da Fama com quatro títulos da liga norte-americana na prateleira.
- Charles Barkley (1992):
Considerado um dos maiores jogadores de sua geração, Barkley foi draftado pelo Philadelphia 76ers na temporada 1969/70. Ainda que tenha adquirido prestígio junto à equipe da Pensilvânia, o ala-pivô surpreendido com sua transferência para o Phoenix Suns. Na época com 28 anos, o jogador solicitou sua saída por estar descontente com a falta de competitividade. Como resultado da troca, conseguiu faturar o título da NBA em 1993.
Outras transferência da NBA que deram o que falar
- Anthony Davis (2019):
Apesar de estar envolvivo na polêmica troca envolvendo Luka Doncic na atual temporada, esta não foi a única vez que Anthony Davis foi surpreendido. No ano de 2019, quando disparava como protagonista do New Orleans Pelicans, o jogador teve sua dispensa anunciada em direção ao Los Angeles Lakers, por onde permaneceu até o início de 2025.
- Carmelo Anthony (2011):
Comprovando que as trocas nem sempre surtem efeito, aparece Carmelo Anthony. Mantendo a constância em alta com a camisa do Denver Nuggets, o astro foi envolvido como moeda de troca para o New York Knicks. Na ocasião, o atleta não conseguiu responder à altura, colocando todo o investimento da franquia novaiorquina a perder.