Qual jogador da NBA mais ganhou prêmios de MVP?

Desde da temporada de 1955-56, o melhor jogador da temporada regular da NBA é premiado como o “Most Valuable Player” (Jogador mais valioso). O MVP já passou pela mão de 35 atletas e o maior vencedor é Kareem Abdul-Jabbar, o único a ter seis conquistas.

Bill Russell, o maior campeão da história da liga, e Michael Jordan, considerado o maior jogador de todos os tempos, são os únicos com cinco prêmios na carreira. Logo abaixo com quatro estão dois jogadores que atuaram pelos Los Angeles Lakers: Lebron James (ainda em atividade) e Wilt Chamberlain.

O duelo entre Lakers, liderado por Magic Johnson, e Celtics, por Larry Bird, na década de 1980, foi uma das principais rivalidades da história do basquete americano e rendeu três MVPs para ambos os jogadores. Além deles, Moses Malone, estrela do Houston Rockets e do  Philadelphia 76ers, também está na mesma prateleira. 

O MAIOR VENCEDOR DE MVPs da NBA

Kareem Abdul-Jabbar nasceu em Nova Iorque, em 1947, jogou pela universidade de UCLA e entrou para a NBA em 1969. Sua primeira equipe foi o Milwaukee Bucks, que jogou 467 partidas e fez 14211 pontos até 1975. Neste período, o pivô conquistou três prêmios de MVP e levou o primeiro campeonato de basquete para a franquia.

Logo depois, Kareem se mudou para Los Angeles para atuar pelo time das estrelas até se aposentar, em 1989. Durante esses 14 anos, ele teve seus melhores momentos da carreira, como quando ultrapassou a marca de pontos de Wilt Chamberlain e se tornou o maior pontuador da história da liga, com 38 387 (este ano foi ultrapassado por Lebron James).

Além deste feito, o pivô também alcançou o recorde de mais “Most Valuable Player” da história, com mais cinco pelos Lakers. Ele atuou por 1093 jogos, fez 24 176 pontos pela equipe, conquistou seis títulos e formou uma das maiores duplas da história da liga com Magic Johnson.

Clique aqui e veja mais sobre basquete