Este provavelmente foi o pior lance livre da história do basquete
Alguns fundamentos no basquete são essenciais para os jogadores terem uma boa carreira, e nesse caso o arremesso de lances livre é um ponto que alguns jogadores tem certa dificuldade de executar de maneira correta. As vezes os jogadores são ótimos em quase todos os outros fundamentos do esporte, porém quando chega no lance livre seu aproveitamento é péssimo.
Durante uma partida do basquete universitário dos Estados Unidos, o chamado College, entre as universidades de Western Carolina Catamounts e Appalachian State Mountaineers, o jogador do Catamounts foi efetuar seus lances livres e protagonizou uma verdadeira vergonha em quadra. O lance ocorreu em dezembro de 2012 e foi assustador para quem é fã de basquete, ao mesmo tempo que foi cômico.
Muitos jogadores da NBA tem esse tipo de dificuldade no arremesso de lances livres, na maioria dos casos os erros são nos jogadores que atuam na posição de pivô. Isso é fácil de entender pelo fato desses atletas não serem acostumados a arremessar a bola como fazem os armadores e alas das franquias.
Veja o pior arremesso da história do basquete mundial
Um fato que aconteceu a mais de 10 anos atrás ainda rende muitas gargalhadas no mundo do basquete mundial. Durante uma partida do College, campeonato de basquete universitário dos Estados Unidos, entre os times de Western Carolina Catamounts e Appalachian State Mountaineers, o jogador do Catamounts realizou um dos piores lances livres da história.
Isso não é exclusividade do College, na NBA temos vários jogadores que não conseguem desempenhar esse fundamento da melhor maneira, alguns tem aproveitamento patético, como por exemplo o pivô André Drummond.
Um dos grandes especialista em lances livres na NBA é Antetokounmpo, conhecido por demorar muito para fazer os arremessos.