Por que New Jersey perdeu os Nets para o Brooklyn?

É comum que alguns times da NBA mudem o local da sua sede ao longo da história. Times como o Los Angeles Lakers e o Clippers por exemplo nem sempre fizeram parte da ensolarada Califórnia, ambos já foram times localizados em Minneapolis no estado de Minnesota. Muitos outros times já fizeram o mesmo e com o Brooklyn Nets, antigo New Jersey Americans, não foi diferente.

Essa não foi a primeira vez que o Nets mudou sua locação, sua transição entre Nova Jersey e Nova Iorque se tornou em algo relativamente comum. A primeira mudança aconteceu na década de 70 por questões de público ausente na Big Apple e a mais recente foi no ano de 2012, regressando a cidade que nunca dorme, dessa vez no bairro do Brooklyn.

Por que os Nets foram para o Brooklyn

A chegada do time a zona mais pobre de Nova Iorque foi anunciada pelo rapper Jay-Z no ano de 2011, na época o artista já era co-proprietário da equipe e ficou muito feliz pela decisão tomada pelos diretores do time. O cantor é natural da cidade e cresceu no bairro do Brooklyn, sem dúvidas foi um momento muito significativo em sua carreira.

Os Nets viriam a ser o primeiro time de basquete em nível de NBA a ter sua sede no bairro do Brooklyn e a notícia se espalhou muito rápido e de forma positiva. O retorno para a cidade de Nova Iorque foi, de certa forma, uma excelente jogada de marketing. Já nos primeiros jogos da temporada 12/13 o time dos Nets encheu o estádio e vendeu produtos equivalentes a todo um ano de trabalho em Nova Jersey.

Hoje é muito difícil que os times decidam mudar sua localização, com a NBA virando um evento mais que esportivo como vem acontecendo nos últimos anos, hoje marcar seu território se tornou em algo crucial pra a sobrevivência, mas nunca se sabe qual será o próximo passo dessas equipes gigantes.