Confederação atua e Campeonato Brasileiro pode ser suspenso

Nesta quinta-feira (29), o presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Guy Peixoto, anunciou que a entidade retirou a chancela da Liga Nacional de Basquete (LNB). Desta forma, o Novo Basquete Brasil (NBB), principal torneio masculino do país e que é organizado pela liga, deixa de ser um campeonato nacional oficial.

Com a nova configuração, a liga pode continuar a organizar competições, mas o problema é que o torneio deixa de ser oficial e classificatório para competições internacionais, por exemplo.

Mas se o cenário permanecer como está, no momento, é esperado que a própria CBB organize o próximo campeonato brasileiro de basquete.

“Informamos que não são mais competições oficiais do sistema CBB ou FIBA toda e qualquer competição que venha a ser realizada e/ou organizada pela LNB, como NBB ou LDB”, diz a nota, que cita também a Liga de Desenvolvimento.

Desde o ano passado, a CBB e o NBB estão em litígios na Justiça. E a liga afirmou, segundo o Globo Esporte, que está buscando o diálogo para as partes se conciliarem e chegar ao um denominador comum.

Nota da LNB

“A Liga Nacional de Basquete lamenta a decisão da Confederação Brasileira de Basketball em retirar a chancela do NBB. A LNB mantém sua posição de manutenção do diálogo a fim de encontrar uma solução conciliatória para o caso, o que entende ser o melhor para o contínuo crescimento do nosso esporte. O NBB é um campeonato consolidado, caminhando para a sua 16ª edição a partir de outubro de 2023 reafirmando sempre o respeito aos seus torcedores, patrocinadores, atletas e toda a comunidade que forma o ecossistema do basquetebol. Os clubes que formam a Liga Nacional de Basquete reiteram seu compromisso com o fomento e o desenvolvimento da modalidade no Brasil”, diz a LNB em nota.