Franquia da NBA pega todo mundo de surpresa e assina com MVP da EuroLeague

Enquanto a maioria das contratações vem ocorrendo entre os próprios times da NBA, principalmente aproveitando o período de free agency, algumas equipes gostam de surpreender ao contratar nomes que jogam fora dos Estados Unidos e acabam não sendo tão conhecidos no país. Ainda assim, são nomes que se destacam fora do território americano e que chamam a atenção das franquias.

É o caso do Sacramento Kings, que decidiu contratar o jogador que levou o MVP da última temporada da EuroLeague. O ala-pivô Aleksandar Vezenkov, popularmente chamado de Sasha Vezenkov, começou sua carreira aos 16 anos, com passagem apenas em três clubes europeus.

Qual foi o investimento dos Kings no MVP da EuroLeague?

Segundo Adrian Wojnarowski, da ESPN americana, o Sacramento Kings desembolsou US$ 20 milhões em um contrato de três anos para o Vezenkov, cerca de R$ 95,5 milhões. Os destaques de sua carreira foram sua passagem no Barcelona e no Olympiakos, onde o ala-pivô teve maior destaque.

Na temporada 2022/23 com o Olympiakos, Sasha Vezenkov alcançou a média de 17.6 pontos, 7.1 rebotes e 1.9 assistências por partida, além de 40% de aproveitamento nos arremessos de três pontos. Tais feitos lhe deram não só o MVP da EuroLeague 2023, mas também os prêmios All-Europe Player of The Year e de melhor marcador da EuroLeague.

O Sacramento Kings alcançou a terceira colocação na Conferência Oeste na NBA 2022/23, mas acabou sendo eliminado Golden State Warriors na primeira rodada após os play-offs. Visando uma campanha melhor para a próxima temporada, o treinador Mike Brown conta com a presença de Vezenkov e também de Trey Lyles, que chega do Detroit Pistons para um contrato de dois anos com os Kings.