NBA não tem piedade e implementa nova regra para punir James Harden
A NBA quer combater as simulações e quedas teatrais, que têm sido um problema durante a competição. Com o objetivo de promover um jogo mais justo e autêntico, a liga testará a nova regra contra os chamados flopping durante a Summer League.
A prática do flopping, nada mais é do que simular quedas e faltas durante a partida. Esse problema veio se mostrando cada vez mais presente nos jogos da NBA, com jogadores exagerando nos contatos mínimos, com o fim de atrair as faltas e enganar a arbitragem. Essa prática foi ficando tão recorrente, que alguns jogadores começaram a ficar bons, até demais, ao realizar essas simulações.
A NBA não viu outra alternativa, se não criar uma regra para ver se reduz o número de atletas simulando quedas e faltas durante um confronto do torneio. Dessa forma, os jogadores que se acostumaram com o flopping, receberão sua devida falta.
Como funciona a regra que será testada pela NBA na Summer League?
As três ocasiões onde a nova regra contra o flopping deve ser aplicada, foram divulgadas em uma nota nas redes sociais da NBA. São elas:
- Caso o árbitro aplique uma penalidade por simulação, a equipe adversária recebe um lance livre e posse de bola.
- Quando um jogador cometer uma simulação, ele será punido com uma falta técnica não antidesportiva, ou seja, ela não será contada como falta pessoal, nem resultará em uma expulsão.
- Os árbitros não terão a obrigação de parar o jogo em andamento para marcar uma falta por simulação; eles poderão esperar até a próxima oportunidade neutra para interromper a partida.