Contra quem o Brasil vai jogar na Copa do Mundo de Basquete 2023?
O sorteio da Copa do Mundo de Basquete Masculino 2023 não foi muito grato com o Brasil, que caiu no grupo da Espanha, atual campeã mundial. A competição começa no dia 25 de agosto e vai até 10 de setembro. Pela primeira vez na história, a Copa do Mundo terá múltiplas sedes – Filipinas, Indonésia e Japão.
Trinta e duas seleções vão brigar pelo título da 19ª edição do torneio, cujo maior vencedor (ao lado da antiga Iugoslávia) é a temida seleção dos Estados Unidos, com cinco títulos. É bom lembrar que, na Copa de 2019, o Brasil terminou apenas na 13ª colocação.
O Brasil está no grupo G e vai fazer a sua estreia contra o Irã, no dia 26 de agosto. Dois dias depois, os adversários serão os espanhóis. Por fim, a seleção brasileira encerra sua participação na fase de grupos contra a Costa do Marfim, no dia 30 de agosto. As três partidas do Brasil, aliás, vão ocorrer em Jacarta, na Indonésia.
Brasil precisa ir bem no Mundial para garantir vaga nas Olimpíadas
Para garantir uma vaga direta nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 pela Copa do Mundo, o Brasil precisa ter ao menos a segunda melhor campanha das Américas no torneio. Além do país, jogam a competição pelo continente: EUA, Canadá, México, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela.
“O basquete mundial é nivelado por cima, com uma competitividade altíssima e com uma quantidade grande de equipes que podem ganhar ou perder para qualquer um em um dia bom ou ruim. Então, o que podemos fazer é focar no que controlamos. Ter uma grande preparação para representar o Brasil da melhor forma possível e buscar nossos objetivos”, afirmou Gustavo De Conti, técnico da seleção brasileira.