Treinador deixa clube de Minas Gerais e parte rumo a NBA
Após a última temporada do Novo Basquete Brasil (NBB), o treinador da equipe de basquete do Minas, Léo Costa, partiu para uma importante experiência na NBA. Ele é um dos integrantes da comissão técnica do Sacramento Kings que está disputando a Summer League, torneio de verão da NBA realizado para atletas recém draftados, em segundo ano de Liga e agentes livres.
Todas as 30 franquias participam de jogos com esses atletas para que eles possam buscar espaço nas equipes durante a temporada regular. O convite para Léo participar da comissão técnica dos Kings partiu de um velho conhecido: Leandrinho, ex-atleta da NBA e atualmente auxiliar técnico da equipe da Conferência Oeste. Leandrinho já foi comandado por Léo no Minas, na temporada 2019/2020.
“Tem sido uma experiência muito enriquecedora. Como treinador, procuro estar sempre em busca de evolução e aprendizado, e estas experiências internacionais são ótimas oportunidades para isso”, afirmou Léo. Ele ainda agradeceu o convite de Leandrinho para participar dessa experiência e também ao Minas, por ter liberado e auxiliado Léo.
Na próxima temporada, Léo retornará ao Minas como treinador para a disputa do NBB, sem a chancela da Confederação Brasileira de Basquete.
Outros brasileiros estão participando da Summer League
Temos mais três representantes brasileiros disputando a Summer League. O ala-armador Gui Santos está atuando pelo Golden State Warriors. Ele foi draftado em 2022 como o 55° escolhido pelo Milwaukee Bucks, mas foi trocado para os Warriors. Ele não chegou a disputar nenhum jogo da temporada passada e, agora tenta ingressar na NBA.
Os outros dois brasileiros são Márcio Henrique e Yago Matheus. Márcio está jogando o torneio pelo Atlanta Hawks enquanto que Yago está no time do Chicago Bulls. O primeiro jogo de Yago pela Summer League foi realizado no dia 7 de julho, contra o Toronto Raptors, enquanto que Márcio estreou no dia 8, em partida válida contra o Sacramento Kings.