Seleção Brasileira encerra jejum de 12 anos

No último domingo (9), aconteceu a final da Copa América de Basquete feminino, mais conhecida como AmeriCup. A Seleção Brasileira conquistou o título após vencer os Estados Unidos por 69 x 58, em um confronto que começou com as duas equipes deslocadas, mas as brasileiras conseguiram se recompor e ainda no placar parcial, conseguiram reverter a situação.

O Brasil conquistou o título de forma invicta. A partida de estreia das brasileiras foi contra Cuba, vencendo as adversárias por 92 x 53. No segundo confronto, contra a Venezuela, a Seleção Brasileira venceu mais uma vez, dessa vez no placar de 90 x 76. O terceiro jogo da fase de grupos foi contra a Argentina, que deu bastante trabalho ao Brasil, mas as brasileiras conseguiram a vitória de 56 x 55.

Antes mesmo da final, na última partida fase de grupos, a Seleção Brasileira enfrentou os Estados Unidos e também venceu as americanas, mas dessa vez por 67 x 54. O adversário do Brasil nas quartas de final foi o México, em um jogo mais fácil que garantiu às brasileiras a vitória de 83 x 61. Em suma, na semifinal, a seleção comandada pelo técnico José Alves Neto venceu as porto-riquenhas por 85 x 74.

Último título da Seleção Brasileira aconteceu em 2011

Antes dessa final contra os Estados Unidos, a última vez em que as brasileiras conquistaram uma AmeriCup foi em 2011, na Colômbia. Na ocasião, a Seleção Brasileira conquistou o pentacampeonato ao vencer a Seleção Argentina por 74 x 33. Em 2009, quando a capital do Mato Grosso do Sul, Cuiabá, foi a sede do torneio, as brasileiras conquistaram seu 4º título, vencendo novamente as argentinas, mas por 71 x 48.

A primeira conquista para nossa seleção na AmeriCup feminina rolou em 1997. Com sede na cidade de São Paulo, as brasileiras venceram os Estados Unidos por 101 x 95. Em 2001 e 2003, a Seleção Brasileira conquistou o segundo e terceiro títulos, ambos contra a Seleção Cubana.