Corinthians disputou o Mundial de Clubes de 1966

A Copa Intercontinental da FIBA, ou simplesmente Mundial de Clubes de Basquete, é uma competição organizada anualmente pela FIBA e que já foi dividida em etapas diferentes. A primeira edição do torneio, marcando o primeiro ciclo, aconteceu entre os anos de 1966 e 1987, variando entre quatro e dez participantes por competição.

No entanto, em 1996, sem nenhuma edição anterior além da de 87, o Panathinaikos, time grego campeão europeu da época, enfrentou o argentino Olimpia, que por sua vez foi o campeão sul-americano. O confronto foi reconhecido pela FIBA como um playoff e também como uma tentativa de reviver o Mundial de Clubes, mas não houve êxito.

Anos mais tarde, em 2013, houve um acordo entre a FIBA, FIBA Américas e Euroliga, conseguindo “relançar” a Copa Intercontinental que aconteceu em 1996, novamente entre um campeão da Europa e um campeão da América do Sul. Até hoje, o torneio passa por reformulações, por exemplo, em 2021 a competição teve somente dois participantes, mas em 2022 tiveram quatro times novamente.

Como foi a primeira edição do Mundial de Clubes?

O palco do torneio, que aconteceu entre os dias 7 e 9 de janeiro de 1966, foi Madri, a capital da Espanha. Os participantes foram o Real Madrid, campeão da Euroliga 1964/65, o italiano Ignis Varese, semifinalista do torneio que o time espanhol conquistou (Euroliga 64/65), Jamaco Saints, time americano convidado por vencer o Torneio St. Sabina AAU de 1962. Por fim, representando a América do Sul, veio o Corinthians, que venceu o Campeonato Sul-americano de 1965.

Por ter quatro equipes, o torneio iniciou nas semifinais e o Corinthians venceu o Jamaco Saints por 69 x 62. Do outro lado, o Ignis Varese deixou o anfitrião Real Madrid para disputar o 3º lugar, vencendo por 86 x 77. Apesar do Timão ter chegado até a final, o clube italiano levou a melhor e venceu por 66 x 59, sagrando-se primeiro campeão da história da competição.