Chefão da NBA bate o martelo sobre a franquia ser vendido para Arábia Saudita
Nas últimas semanas, muito se falou sobre fundos provenientes do Oriente Médio começarem a investir nas franquias da NBA, como acontece com alguns times de futebol, por exemplo. Quem esteve na mira recentemente foi o Washington Wizards, quando saiu a notícia de que um fundo financeiro do Catar pagou aproximadamente US$ 200 milhões para ter cerca de 5% dos times de Washington, incluindo os Wizards.
O comissário da NBA, Adam Silver, falou sobre o assunto na coletiva do lançamento do novo torneio In-Season Tournament (Copa da NBA). Silver frisou que se qualquer fundo financeiro, sendo do Oriente Médio ou não, quiser se envolver no investimento de uma franquia, o valor não pode ultrapassar os 5%, assim como aconteceu com o Washington Wizards.
Para Adam Silver, os comandos continuam individuais
Os fundos financeiros podem até investir esses 5% nas equipes da NBA, mas para Silver, o comando de uma franquia deve permanecer individual e seguindo as regras de investimento da liga, que atualmente decreta que o proprietário de um time deve obter, pelo menos, 15% dele. Nesse sentido, o comissário bateu o martelo e nenhum desses fundos irá comandar totalmente uma franquia da NBA.
“É muito importante para nós que haja uma pessoa no comando, e isso é independente dos fundos soberanos. Acho que, em termos de conexão com a comunidade, conexão com os jogadores e seus outros parceiros na liga.”, disse Adam Silver na coletiva em Las Vegas. O comissário afirmou que não existe um caminho que esses fundos possam seguir para controlar 100% de uma franquia, nem em um futuro próximo.