Basquete europeu está no mesmo nível da NBA?
Muitos se questionam sobre a qualidade do basquete europeu. No entanto, um ex-campeão da NBA deu uma declaração polêmica, colocando os campeonatos da Europa no mesmo nível da liga norte-americana.
“Então, o basquete mudou muito. Em primeiro lugar, é só notar como as equipes jogam. Agora, tudo é levado a um nível superior. As equipes fazem muitas coisas semelhantes em comparação com as outras. É por isso que o nível geral do basquete na Europa e nos EUA é bastante semelhante. Assim, quando olhamos para as equipes do nosso continente, a qualidade é uniforme. Agora, todo mundo faz mais ou menos a mesma coisa,” afirmou o ex-jogador Boris Diaw, campeão da NBA pelo San Antonio Spurs.
Por que o basquete europeu está no mesmo nível da NBA?
Em suma, outra base do argumento de Boris, é o fato do coletivo ser tão importante quanto a qualidade individual, senão mais. Por isso, ele acredita que o basquete europeu não perde em muito para a NBA.
“O basquete ainda é um esporte de equipe. São cinco contra cinco. Um time nunca pode depender apenas de um jogador. Agora, mais do que nunca, você precisa ter um banco profundo, dez, 12 jogadores na rotação para poder pensar em um bom resultado. Por exemplo, Nikola Jokic, Luka Doncic e Giannis Antetokounmpo são jogadores incríveis, mas todos precisam estar envolvidos na ação e jogar bem. Isso vale para todos os candidatos ao título. Enfim, é ótimo quando você tem um jogador extraordinário, mas também precisa de um sistema de apoio que esteja sempre envolvido”, concluiu Boris Diaw.