Corinthians foi Campeão Mundial de 1965

O Corinthians já foi Campeão Mundial ao bater a equipe do Real Madrid, em 1965. Pode acreditar, pois isso aconteceu! Há 58 anos, recém completados no último dia 5 de julho, a equipe de basquete do Corinthians jogava em casa e vencia o forte time do Real Madrid por 118 a 109. Aquele jogo foi, sem dúvidas, um dos mais importantes do Parque São Jorge.

Um dos heróis daquele dia histórico foi Wlamir Marques, o camisa 5 da equipe paulista. Atualmente com 80 anos, ele é considerado um dos nomes mais importantes do cenário nacional do basquete, em uma época onde o esporte brasileiro era um dos melhores do mundo. Wlamir conquistou títulos mundiais pela seleção, em 1959 e 1963, e o bronze olímpico em 1960 e 1964.

Wlamir Marques, atleta do Corinthians
Wlamir Marques, do Corinthians, em final contra o Real Madrid. Foto: Portal UOL

Os números dele e do jornal ‘Folha’ divergem sobre a pontuação atingida pelo atleta naquela partida. Wlamir diz ter anotado 51 pontos, enquanto que o jornal diz que ele fez 40. Mas isso não anula que ele foi o cestinha da partida e também não tira os seus méritos, ainda levando em consideração que naquele tempo, não existia a pontuação das cestas de 3 pontos.

Wlamir quase não atua pelo Corinthians naquela época

O sonho de Wlamir de ser campeão Mundial pelo Corinthians poderia nem ter acontecido naquele tempo. Isso porque o jogador havia contraído uma gripe na época e comprou medicação para tratar a doença. O remédio, porém, causou nele uma reação alérgica que o deixou com os dois olhos inchados.

Sorte dele e do Corinthians que o médico da equipe na época o aplicou uma injeção de antialérgico. “Lembro que, quando entrei no ginásio, já tinha corrido a notícia de que eu não iria jogar. E muitos perguntavam se eu não iria jogar. Falei ‘vou jogar nem que seja de olho fechado’. Então joguei com o olho esquerdo não totalmente aberto”, afirmou Wlamir.

O Corinthians teve muita sorte em ter Wlamir atuando pela equipe nessa partida e o atleta fez história. Hoje ele é uma das referências de muitos jogadores da atualidade.