A atitude nobre mais emocionante de Shaquille O’Neal durante a carreira
Shaquille O’Neal é um dos grandes nomes da história da NBA e, até hoje, é lembrado por muitos dos fãs, mesmo depois de anos aposentado. Aos 51 anos, ele está entre os nomes presentes no Hall da Fama do Basquete e é comentarista esportivo. E nos últimos dias, ele falou sobre uma atitude nobre que ele tinha quando estava atuando como pivô em quadra.
Em entrevista para o repórter Joe La Puma, ele afirmou que costumava usar sempre um novo par de tênis antes de cada jogo. Mas a explicação pra isso não tem a ver com algum tipo de ostentação. Na verdade, ele os dava de presente aos torcedores no final dos jogos.
“Sim, eu usava um par diferente a cada jogo porque eu podia e queria tirá-los e, você sabe, dá-los aos torcedores. Outra razão foi que eu costumava usar um par de sapatos por 2-3 anos. Então eu disse para mim mesmo, agora eu sou o Homem, um novo par a cada dia. Você sabe, você gosta de se sentir fresco, e você sabe, alguns jogos têm marcas de raspão e ser enrugado.”, afirmou Shaquille.
Carreira de Shaquille O’Neal
Ele foi a primeira escolha geral no Draft da NBA em 1992 e foi recrutado para o Orlando Magic. A própria equipe reconhece que a escolha por Shaquille foi “o dia mais importante para a história da franquia”. E não é exagero falar isso. Ele elevou o nível de jogo da equipe e foi um dos responsáveis pela conquista da Conferência Leste em 1995. O título da NBA só não veio por que a equipe foi derrotada na final pelo Houston Rockets.
Shaquille passou quatro temporadas no Magic, até se transferir para o Los Angeles Lakers, onde passou oito temporadas e participou do tricampeonato dos Lakers entre 2000 e 2002. O astro foi eleito o MVP das três finais. Ele ainda teve passagens por Miami Heat, Phoenix Suns, Cleveland Cavaliers e Boston Celtics, onde se aposentou.
Foram mais de 1200 jogos na carreira, e ele teve médias de 23.7 pontos por partida, 10.9 em rebotes e 2.5 em assistências.