Dono do Atalanta é proprietário de grande franquia da NBA
As grandes franquias da NBA são comandadas por poderosos empresários e muitas vezes até por pessoas que fizeram bastante sucesso no basquete. O Charlotte Hornets, por exemplo, teve como um de seus principais donos por 13 anos o astro da NBA que brilhou pelo Chicago Bulls, Michael Jordan. Ele finalizou a venda da equipe neste ano, ficando com apenas uma pequena parte das ações.
Mas, também é normal que empresários invistam não só no basquete, como também em outros esportes. É o caso do grupo Boston Basketball Partners L.L.C., composto por um seleto grupo de pessoas que inclui Wycliffe Grousbeck, Stephen Pagliuca, H. Irving Grousbeck e The Abbey Group, representado por Robert Epstein.
Esse grupo comanda o Boston Celtics, mas também é dono de 55% da Atalanta, equipe italiana que nos últimos anos, vem conquistando resultados expressivos, chegando a bater de frente a grandes, como a Juventus, Milan, Inter de Milão e Roma.
“A Atalanta e o Boston Celtics compartilham os mesmos valores esportivos: espírito de equipe e um vínculo único com seus fãs e comunidades. Acreditamos que a família Percassi construiu bases muito sólidas sobre as quais vamos trabalhar em conjunto para um fortalecimento global da marca, com o objetivo de incentivar ainda mais a diversificação e o crescimento das receitas, permitindo que o clube se torne cada vez mais competitivo em escala italiana e internacional”, disse Pagliuca, na época em que comprou parte da Atalanta.
Atalanta e Boston Celtics possuem diferentes tradições
Administradas pelo mesmo dono, as duas equipes divergem quanto à conquista de títulos. A Atalanta, por exemplo, nunca conquistou a Série A TIM, principal torneio italiano, tendo se limitado apenas a conquistar uma Copa da Itália, cinco títulos de Série B e uma Série C.
Já o Boston Celtics, por outro lado, é o principal vencedor da NBA, ao lado do Los Angeles Lakers. Ambos tem 17 conquistas cada. Os Celtics, no entanto, vivem um jejum de 15 anos, já que a última conquista da equipe foi em 2008.
Na última temporada, a equipe de Jayson Tatum bateu na trave. Depois de uma excelente Temporada Regular – 57 vitórias e 25 derrotas, com o 2° lugar geral – a equipe chegou às finais da Conferência Leste, deixando pelo caminho o Atlanta Hawks e o Philadelphia 76ers. No entanto, foram surpreendentemente derrotados pelo Miami Heat por 4×3 na série.