Brasileiro é anunciado como reforço do Fenerbahçe
O Fenerbahçe, da Turquia, anunciou a contratação de um atleta brasileiro para o seu elenco. Trata-se do armador Raul Neto, o Raulzinho, de 31 anos. Sua apresentação na equipe turca será após a disputa da Copa do Mundo de Basquete 2023, tendo em vista que Raulzinho é uma presença praticamente certa no elenco do Brasil para a competição. O anúncio foi feito nas redes sociais do clube.
Cria do Minas, no Brasil ele jogou apenas pela equipe mineira, onde ficou de 2008 a 2011. Após passagem pelo basquete espanhol, ele foi selecionado no Draft da NBA em 2013 como a 47ª escolha geral, sendo recrutado pelo Atlanta Hawks. Na mesma noite, foi negociado para o Utah Jazz, mas veio estrear na NBA apenas em 2015.
Além da equipe do Oeste, onde permaneceu por quatro temporadas, Raulzinho acumula passagens na NBA por Philadelphia 76ers, Washington Wizards e Cleveland Cavaliers, equipe onde estava na temporada passada. Agora, ele parte para a sua primeira experiência no basquete turco. Na NBA, ele teve médias de 5.7 pontos por partida, 1.5 em rebotes e 2.1 em assistências.
“Fui muito feliz na NBA ao longo desses oito anos, melhorei o meu basquete, ganhei espaço, provei o meu valor e joguei entre os melhores no mais alto nível. Fiquei bem empolgado com o projeto do Fenerbahçe e estou animado para voltar a jogar na Europa, agora mais maduro, mais experiente, com mais bagagem”, disse o jogador.
Antes de ir pro Fenerbahçe, Raulzinho terá grande desafio
Raulzinho está empolgado em atuar pela tradicional equipe turca de basquete na próxima temporada, mas o brasileiro terá um grande desafio antes: a Copa do Mundo de Basquete 2023. Ele será um dos representantes brasileiros na competição.
A competição este ano será disputada em três sedes: Filipinas, Indonésia e Japão. O Brasil está no Grupo G ao lado da atual campeã Espanha, do Irã e da Costa do Marfim. O primeiro jogo brasileiro será no dia 26 de agosto, contra os iranianos. E Raulzinho falou sobre as suas expectativas.
“Só vou pensar na Turquia depois do Mundial. Minha cabeça está aqui, com a Seleção Brasileira, meu foco está na preparação para a Copa do Mundo. Temos um objetivo, que é fazer um bom campeonato e todos os esforços estão concentrados nisso”, afirmou.