7 MELHORES negócios da NBA desde o ano 2000

Conhecida por ser uma das ligas com o maior números de negócios entre os times, a NBA vem surpreendendo cada vez mais os fãs, com algumas trocas surpreendentes. Não é exagero afirmar que praticamente todos os grandes jogadores da liga já foram envolvidos em algum movimento bombástico nos bastidores.

Alguns destes negócios, mudaram a história de diversas franquias, que passaram a brigar por título e também conseguiram atrair os olhares dos fãs da NBA ao redor do mundo. Sabendo disso, o jornalista Eddie Bitar do portal Fadeaway World elegeu os sete melhores negócios da liga, desde o ano 2000.

7 – Chris Paul para o Houston Rockets (2018)

Detalhes da negociação

Houston Rockets recebe: Chris Paul

Los Angeles Clippers Recebe: Patrick Beverley, Lou Williams, Montrezl Harrell, DeAndre Liggins, Darrun Hilliard, Sam Dekker, Kyle Wiltjer, Escolha da primeira rodada de 2018, US$ 661 mil em dinheiro

Apesar de não ter conseguido um título da NBA, o Houston Rockets teve bons anos com a dupla James Harden e Chris Paul. Comandada por Mike D’Antoni, a franquia protagonizou duelos épicos com o Golden State Warriors nos playoffs da Conferência Oeste e quase chegou nas finais da liga, em duas oportunidades.

6 – Kevin Durant para o Phoenix Suns (2023)

Detalhes da negociação

Phoenix Suns recebe: Kevin Durant e TJ Warren

Brooklyn Nets recebe: Mikal Bridges, Cameron Johnson, Juan Pablo Vaulet, escolha de primeira rodada de 2023, escolha de primeira rodada de 2025, escolha de primeira rodada de 2027, escolha de primeira rodada de 2029, troca de escolha de primeira rodada de 2028, escolha de segunda rodada de 2028 e escolha de segunda rodada de 2029

Em movimentação recente, o Phoenix Suns arriscou e abriu mão de grande parte de seus ativos para adicionar o craque Kevin Durant em seu elenco. Apesar da derrota decepcionante para o Denver Nuggets, nos playoffs do ano passado, a combinação KD-Booker-Beal tem tudo para ir longe nas próximas temporadas da NBA.

5 – Pau Gasol para o Los Angeles Lakers (2008)

Detalhes da negociação

Los Angeles Lakers recebe: Pau Gasol

Memphis Grizzlies Recebe: Kwame Brown, Javaris Crittenton, Aaron McKie, Marc Gasol, Escolha de Primeira Rodada de 2008, Escolha de Primeira Rodada de 2010

Ao lado de Kobe Bryant, Pau Gasol foi peça fundamental em dois títulos da NBA, além de uma outra aparição nas finais. Sem enviar grandes ativos, o Los Angeles Lakers conseguiu o complemento perfeito para seu grande astro, na época. O negócio é considerado um dos grandes “roubos” de toda a história da liga.

4 – Shaquille O’Neal para o Miami Heat (2005)

Detalhes da negociação

Recepção do Miami Heat: Shaquille O’Neal

Los Angeles Lakers recebe: Caron Butler, Lamar Odom, Brian Grant, escolha de primeira rodada

Considerado um dos jogadores mais dominantes da história da NBA, Shaq estava insatisfeito no Los Angeles Lakers, quando foi trocado para o Miami Heat. Na franquia da Flórida, foi peça importantíssima no título de 2006, ao lado de um jovem Dwyane Wade.

3 – Kevin Garnett para o Boston Celtics (2008)

Detalhes da negociação

Boston Celtics recebe: Kevin Garnett

Minnesota Timberwolves: Al Jefferson, Ryan Gomes, Gerald Green, Theo Ratliff, Sebastian Telfair, escolha de primeira rodada de 2009, escolha de primeira rodada de 2009

Vivendo uma longa seca de títulos, o Boston Celtics enviou grande parte de seus jovens talentos para adicionar Kevin Garnett no elenco, que já contava com Paul Pierce e Ray Allen. Com impacto imediato, o astro liderou o time para o 17º anel da NBA, na temporada 2007-08, contra o Los Angeles Lakers na final.

2 – Anthony Davis para o Los Angeles Lakers (2020)

Detalhes da negociação

Los Angeles Lakers recebe: Anthony Davis

Os New Orleans Pelicans recebem: Brandon Ingram, Lonzo Ball, Josh Hart, 4ª escolha geral de 2019, escolha de primeira rodada de 2021, escolha de primeira rodada de 2024, troca de escolha de primeira rodada de 2023, troca de escolha de primeira rodada de 2025, dinheiro do feiticeiros

Washington Wizards recebe: Isaac Bonga, Jemerrio Jones, Moritz Wagner, escolha de segunda rodada de 2022

Após um primeiro ano decepcionante de LeBron James ao lado do jovem elenco do Lakers, a direção da franquia resolveu arriscar e abriu mão de vários jovens com potencial para contratar o então All-Star do New Orelans Pelicans. Sem muito espaço na folha salarial para montar um elenco mais robusto, o Lakers também assinou com nomes experientes como Rajon Rondo, Kyle Kuzma, Alex Caruso, Kentavious Caldwell-Pope e Dwight Howard e conseguiu o título da temporada de 2019-20 do melhor basquete do mundo.

1 – Kawhi Leonard para o Toronto Raptors (2019)

Detalhes da negociação

Toronto Raptors recebe: Kawhi Leonard, Danny Green

San Antonio Spurs recebe: DeMar DeRozan, Jakob Poeltl, escolha de primeira rodada de 2019

Em um dos negócios mais arriscados da história da liga, o Toronto Raptors abriu mão de seu grande ídolo, DeMar DeRozan para adicionar um insatisfeito Kawhi Leonard, que deixou claro desde o primeiro dia, que não iria renovar seu vínculo com a franquia, após aquele ano. Apesar disso, o ala liderou a equipe na conquista inédita da temporada de 2018-19 do melhor basquete do mundo. Meses depois, o jogador assinou com o Los Angeles Clippers.

Mesmo com a saída, não podemos dizer que o Raptors saiu no prejuízo com o negócio. Além do título, a passagem de Kawhi por Toronto, colocou a franquia em outro patamar em termos financeiros.