Quais são os 19 times na disputa do NBB 16 (23-24)?
A próxima temporada do NBB está mais do que especial! Isso porque ela conta com 19 times confirmados e será a liga com o maior número de equipes da história. Isso foi possível graças aos retornos das equipes do Vasco, Botafogo e Mogi Basquete, que se juntarão a outras 16 equipes em busca do título de campeã do basquete brasileiro. O recorde anterior do maior número de equipes participantes era da Temporada 2012/2013, quando 18 equipes disputaram a competição.
O anúncio foi feito nas redes sociais. Oito estados brasileiros possuem ao menos uma equipe representante. Veja abaixo quais são os times confirmados no NBB 2023/2024:
- Bauru Basket;
- Brasília Basquete;
- Botafogo;
- Caxias do Sul;
- Cerrado Basquete;
- Corinthians;
- Flamengo;
- Fortaleza Basquete Cearense;
- Minas Tênis Clube;
- Mogi Basquete;
- Pato Basquete;
- Paulistano;
- Pinheiros;
- R10 Score/Vasco da Gama;
- Sesi Franca;
- São José;
- São Paulo;
- União Corinthians;
- Unifacisa.
Rodrigo Franco Montoro, presidente da Liga Nacional de Basquete (LNB), celebrou a competitividade que se instalou no NBB, já que agora são 19 equipes concorrendo ao título. “Teremos um campeonato espetacular, o maior da história, com 19 equipes. Os clubes que formam a Liga Nacional de Basquete vão proporcionar jogos de alta qualidade aos seus torcedores, além de e muita visibilidade aos seus parceiros comerciais”, afirmou o mandatário.
Como será o novo modelo de disputa do NBB 16
As regras vão seguir bem parecidas com as da temporada passada. As 19 equipes vão se enfrentar em partidas de turno e returno (cada equipe joga 36 partidas). O que muda é que, dessa vez, as 16 melhores equipes vão direto para as oitavas de final. Ou seja, apenas três ficarão de fora da fase de playoffs.
As oitavas de final seguem com séries disputadas em melhor de três. A partir das quartas, a série fica em melhor de cinco. Como o torneio não será mais chancelado pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB), a liga não vai mais dar vaga à equipe campeã para competições internacionais, sendo que o NBB não será mais um torneio oficial nacional.