Boston Celtics quase trocou Jayson Tatum e Jaylen Brown por Jimmy Butler

Jimmy Butler é um ala-armador talentosíssimo, disso ninguém tem dúvidas. Aos 33 anos, ele defende o Miami Heat desde 2019. Mas o futuro do atleta poderia ter sido outro. Em 2016, quando ainda estava no Chicago Bulls – equipe que o draftou em 2011 – , Butler teria sido alvo do Boston Celtics e uma negociação havia sido iniciada. Danny Ainge, ex-jogador de basquete e atualmente executivo dos Celtics, deu detalhes sobre a negociação.

Jimmy Butler
Jimmy Butler, peça fundamental do Miami Heat

O pacote da negociação entre os Bulls e os Celtics envolvia a 3ª escolha geral dos Drafts de 2016 e 2017. A oferta não foi pra frente, já que Ainge afirmou que via muito futuro nas duas escolhas de draft que viriam a ser reveladas posteriormente: Jaylen Brown e Jayson Tatum.

A escolha do executivo se mostrou acertada com o passar dos anos. Não que Butler não tenha alcançado o alto nível que se espera de um atleta na NBA, até por que ele é um dos responsáveis diretos pelas últimas boas campanhas do Heat (inclusive, com a conquista da Conferência Leste na última temporada). Mas Brown e Tatum se tornaram dois jogadores indispensáveis para o time dos Celtics.

Vale lembrar que, recentemente, Brown se tornou o jogador da NBA com o contrato mais valioso de toda a história da franquia. O ala-armador de 26 anos assinou uma extensão máxima de seu contrato com valores que chegam a US$ 307 milhões (ou R$ 1.4 bilhão).

Jaylen Brown, agora dono do maior contrato da história da NBA
Jaylen Brown, agora dono do maior contrato da história da NBA

Números de Jimmy Butler, Jaylen Brown e Jayson Tatum

Agora, fazendo apenas um comparativo dos números de cada um, começamos com Jimmy Butler. Aos 33 anos, o ala do Miami Heat já passou por Chicago Bulls, Minnesota Timberwolves e Philadelphia 76ers antes de chegar aos atuais campeões do Leste, em 2019. Na carreira, Butler soma médias de 18.2 pontos por partida, 5.3 em rebotes e 4.2 em assistências.

Jaylen Brown vai para a sua oitava temporada com os Celtics, agora de contrato renovado. Na carreira, ele tem médias de 17.9 pontos por partida, 5.2 em rebotes e 2.2 em assistências. O camisa 7 da franquia do Leste tem duas indicações para o NBA All-Star (2021 e 2023).

Jayson Tatum tem apenas 25 anos e vai para a sua sétima temporada de Celtics, tendo ingressado no elenco um ano depois de Brown. Sua carreira aponta médias de 22.5 pontos por partida, 7.0 em rebotes e 3.3 de assistências.

Jayson Tatum, atleta do Boston Celtics
Jayson Tatum, atleta do Boston Celtics