Qual foi o melhor jogador brasileiro da história da NBA?
Conhecido pela tradição no futebol, o Brasil também teve grandes nomes no melhor basquete do mundo. Com passagens vencedoras em diversas franquias da NBA, os representantes do país na liga dividem as opiniões nas listas de melhores da história feitas pelos fãs do esporte
Geralmente, as discussões sobre o melhor brasileiro da história da NBA giram em torno de quatro nomes históricos do país na modalidade: Leandro Barbosa, Nenê Hilário, Tiago Splitter e Anderson Varejão.
Sabendo disso, resolvemos fazer um top-4 com os nomes citados acima.
4. Tiago Splitter
:no_upscale()/cdn.vox-cdn.com/uploads/chorus_image/image/65312995/140829234250_20140829_tiago_splitter_trophy_tour.1280x720.5.jpg)
Médias na carreira: 7,9 pontos, 5 rebotes e 1,2 assistências
Primeiro brasileiro a levantar um título da NBA, o pivô foi peça importante no título de 2014 do San Antonio Spurs. Titular no esquema de Greg Popovich, Splitter ficou marcado na história da franquia do Texas. Com mais de 350 jogos na carreira, é justamente lembrado como um dos principais atletas do Brasil na história da NBA.
3. Anderson Varejão

Médias na carreira: 7,2 pontos, 7,2 rebotes e 1,2 assistências
Conhecido por seu ótimo jogo defensivo, Varejão é um dos grandes ídolos da história do Cleveland Cavaliers, com mais de 590 jogos disputados. Apesar de não ter sido campeão da liga, o pivô é bastante respeitado pelos torcedores da franquia de Ohio. Também atuou no Golden State Warriors.
2. Leandro Barbosa

Médias na carreira: 10,6 pontos, 2 rebotes e 2,1 assistências
Campeão da NBA pelo Golden State Warriors, Leandrinho é o único brasileiro a faturar um troféu individual no melhor basquete do mundo. Em 2007, o ala-armador foi eleito o melhor sexto homem da temporada, quando ainda atuava pelo Phoenix Suns. Conhecido pelo seu jogo explosivo, o craque também passou por Toronto Raptors, Boston Celtics e Indiana Pacers em sua trajetória na liga.
1. Nenê Hilário

Médias na carreira: 11,3 pontos, 6 rebotes e 1,8 assistências
Sétima escolha no Draft de 2002, Nenê teve a carreira mais sólida entre todos os brasileiros da história da NBA. O ala-pivô disputou 19 temporadas na liga, número bastante elevado. Apesar de não ter sido campeão ou nomeado para o All-Star Game, o jogador é bastante respeitado por conta de suas passagens de sucesso por Denver Nuggets e Washington Wizards. Também defendeu o Hoston Rockets.