Argentina passa vergonha e perde “invencibilidade” histórica de 23 anos

A Argentina ainda tinha chances de participar dos próximos Jogos Olímpicos que serão disputados no ano que vem em Paris. Mas qualquer fio de esperanças dos nossos hermanos acabou. Isso porque a Argentina sofreu uma dura derrota no último domingo, 20 de agosto, para a seleção das Bahamas, na decisão da Qualificação das Américas para o Pré-Olímpico de Basquete.

Apenas uma seleção conquistaria a vaga para o Pré-Olímpico nessa qualificação. Ao ser derrotada pelo placar de 82×75, os argentinos viram as Bahamas ficarem com essa vaga. Como não se qualificou para a Copa do Mundo de Basquete, que iniciou nesta semana, a Argentina ficou sem qualquer outro meio de garantir a vaga nas próximas Olimpíadas, algo que não acontecia há 23 anos.

Esse é verdadeiramente um baque enorme para a Argentina, que foi campeã olímpica em 2004 nos jogos de Atenas, além de ter sido vice-campeã do Mundial em 2019 (perdeu para a Espanha) e de ter conquistado a última Copa América, em 2022.

Bahamas, Bahrain, Croácia, Camarões e Polônia foram outras equipes classificadas para o Pré-Olímpico, e vão disputar vagas nos Jogos Olímpicos com outras 19 equipes da Copa do Mundo.

Copa do Mundo de Basquete 2023 terá início nesta semana e a Argentina não está presente

A Argentina vive talvez uma das piores fases da sua história. A equipe estará de fora também da Copa do Mundo de Basquete 2023, que terá início nesta sexta-feira, 25. Com 32 seleções, o Mundial será disputado em três diferentes sedes: Filipinas, Indonésia e Japão.

O Brasil, por outro lado, está mais do que confirmado na competição e vai encarar um grande desafio logo na fase de grupos. A seleção brasileira está no Grupo G, ao lado da atual campeã Mundial (Espanha), Irã e Costa do Marfim. As duas melhores equipes de cada grupo passam de fase e seguem para o mata-mata.

Grupos Copa do Mundo de Basquete: competição não conta com a presença da Argentina
Grupos Copa do Mundo de Basquete: competição não conta com a presença da Argentina