Seleção Brasileira está na briga pelo título do Mundial de Basquete, diz especialista

Disputada no Japão, nas Filipinas e na Indonésia, a Copa do Mundo de Basquete da FIBA se inicia na próxima sexta-feira (25). Contando com a participação de 32 seleções de todo o planeta, o torneio promete diversas emoções para os fãs do esporte.

No Grupo G da competição, ao lado de Costa do Marfim, Irã e Espanha, o Brasil irá iniciar sua trajetória no dia 26 de agosto (sábado), às 6h45min, no horário de Brasília, contra os iranianos, em Jacarte, na Indonésia

Em entrevista para o UOL News Esporte, a comentarista Helen Luz falou sobre as expectativas da seleção brasileira na competição e classificou o chaveamento como “complicado”.

“É uma chave muito difícil. A gente acompanhou os amistosos e o Brasil deixou uma sensação de muito otimismo, gostei muito de como a seleção se apresentou, mas vai enfrentar a Espanha, que é a última campeã do mundo, em 2019, perdeu seu armador, que é o Ricky Rubio, mas mesmo assim continua sendo uma seleção muito forte, um jogo coletivo, uma defesa, um comando excelente. A Costa do Marfim é outra adversária muito complicada pela condição física e atlética, e o Irã eu acho a gente bem superior, dá para vencer, sim.”, disse Helen.

“É respeitar cada jogo, entender que é um campeonato do mundo, onde estão as melhores equipes, e que nós não tivemos a sorte de cair numa chave não tão forte, sem contar o cruzamento, provavelmente contra a França ou Canadá, que são duas equipes excelentes, candidatas a medalha”, completou.

Apesar disso, a comentarista fez questão de afirmar que o Brasil fez bons jogos de preparação e deixou claro que a equipe tem totais condições de brigar com as principais potências da competição.

“Mas a boa sensação que o Brasil deixou nos amistosos dá esperança ao torcedor brasileiro, a maneira que o Brasil jogou me agradou demais, gostei muito da intensidade, não significa que o Brasil vai ser campeão do mundo, mas deixou a sensação que é uma equipe que vai chegar para brigar, para competir. Jogou um basquete de igual para igual, tem que acertar um detalhe ou outro”, concluiu.

Lista de convocados pelo Brasil

ARMADORES
Marcelo Huertas – Tenerife-ESP
Yago Mateus – Estrela Vermelha-SRB
Raul Neto – Fenerbahçe-TUR

ALAS/ARMADORES
George de Paula – ULM-ALE
Vitor Benite – Palencia-ESP

ALAS
Guilherme Santos – Santa Cruz Warriors-EUA
Leonardo Meindl – Tokyo-JPN

ALAS/PIVÔS
Lucas Dias – SESI Franca
Bruno Caboclo – Venezia-ITA
Tim Soares – Nagoya-JPN

PIVÔS
Felipe dos Anjos – Andorra-ESP
Cristiano Felício – Granada-ESP