Seleção se dá mal e acaba caindo em grupo da morte

No próximo sábado (26), a seleção brasileira inicia sua trajetória na Copa do Mundo de Basquete em duelo contra o Irã, às 6h45, em Jacarta na Indonésia. Em uma chave complicada, a partida será fundamental para as pretensões da equipe na competição.

Além dos iranianos, o Brasil também encara a atual campeã Espanha e a Costa do Marfim, uma das principais potências africanas da modalidade. Sem grandes referências como Anderson Varejão, Alex Garcia e Leandro Barbosa, que marcaram época na seleção, a equipe comandada por Gustavo de Conti aposta em nomes como Yago, Bruno Caboclo e Georginho de Paula.

Além deles, o elenco brasileiro também conta com atletas com bagagem no basquete norte-americano, como Raulzinho, que deixou recentemente o Cleveland Cavaliers e Gui Santos, que defende o Santa Cruz Warriors, da NBA G League. Os nomes mais experientes do plantel brasileiro são Marcelinho Huertas, Vitor Benite e Cristiano Felício.

“O Brasil vai com um time interessante, bem mesclado entre experiência e juventude nessa transição de gerações. A dupla Yago e Caboclo funcionou bastante atuando na Alemanha e estão conseguindo repetir boas atuações pela seleção também. Marcelinho Huertas é outro nome que vem sendo importante na equipe com sua experiência. Cada um está sabendo muito bem qual é o seu papel no time”, disse o ex-jogador e atual comentarista da ESPN, Guilherme Giovannoni.

Na preparação para a competição, o Brasil venceu amistosos contra Sudão do Sul, Austrália e Venezuela, mas saiu derrotado para Sérvia e Itália. Apesar dos resultados negativos, a equipe fez jogos disputados com as seleções europeias.

“Nessa preparação, conseguimos ver que no ataque estão compartilhando bem a bola e defensivamente tem algumas coisas que é preciso ter mais atenção: a defesa individual e os rebotes. Ficamos na torcida para tentar classificar entre os oito melhores. O caminho é muito difícil, com a Espanha no grupo e talvez um confronto com Canadá ou França na próxima fase, mas é possível”, afirmou Giovannoni.

Jogos da Seleção na primeira fase

  • Irã x Brasil – 26/8 (sábado), 6h45 – Jakarta, Indonésia
  • Brasil x Espanha – 28/8 (segunda-feira), 10h30 – Jakarta, Indonésia
  • Costa do Marfim x Brasil – 30/8 (quarta-feira), 6h45 – Jakarta, Indonésia

Elenco do Brasil

ARMADORES
Marcelo Huertas – Tenerife-ESP
Yago Mateus – Estrela Vermelha-SRB
Raul Neto – Fenerbahçe-TUR

ALAS/ARMADORES
George de Paula – ULM-ALE
Vitor Benite – Palencia-ESP

ALAS
Guilherme Santos – Santa Cruz Warriors-EUA
Leonardo Meindl – Tokyo-JPN

ALAS/PIVÔS
Lucas Dias – SESI Franca
Bruno Caboclo – Venezia-ITA
Tim Soares – Nagoya-JPN