Jogador de 16 anos é convocado para disputar a Copa do Mundo de Basquete

Uma das grandes atrações da Copa do Mundo de Basquete FIBA, será a presença de um atleta de apenas 16 anos. Convocado pela seleção de Sudão do Sul, Khaman Maluach se tornou o terceiro jogador mais jovem da história da competição.

Com 2,10 m, Maluach é membro da NBA Africa Academy, no Senegal, onde atua desde 2021, quando ainda era um calouro no Ensino Médio. O fato curioso é que o jovem começou a jogar basquete, apenas em 2021, quando vivia em Uganda.

Próximo de terminar os estudos, o jogador já tem suas mãos ofertas de bolsas de universidades famosas como Duke, UCLA e Georgetown. Maluach também tem a opção de ir direto para o Draft da NBA, como jogador internacional, nascido em 2006.

“O futuro de Khaman é brilhante; todos veem isso. Ele será um grande jogador e é emocionante que as pessoas o vejam na fase da Copa do Mundo. Será uma grande experiência para ele.”, disse o ex-jogador Luol Deng, que é presidente da federação de basquete do Sudão do Sul, em entrevista para a ESPN.

Sudão do Sul conta com jogador da NBA

Além de Maluach, a seleção de Sudão do Sul conta com um representante da NBA em seu elenco para a Copa do Mundo. Trata-se de Wenyen Gabriel, que disputou as últimas temporadas do melhor basquete do mundo com o Los Angeles Lakers.

No Grupo B, juntamente com China, Sérvia e Porto Rico, a seleção africana fará sua estreia no próximo sábado (26), às 5h, contra os porto-riquenhos.