Quantos Jogadores tem no voleibol?
O voleibol foi inventado no ano de 1895 e teve como “pai” o norte-americano William George Morgan, nos Estados Unidos. Ele criou o esporte quando estava buscando inventar um esporte que não tivesse contato físico entre os adversários, até mesmo para evitar um maior número de lesões entre os jogadores.
Antigamente, para a prática do esporte, era utilizada uma bola que em muito se assemelha à que era usada para a prática do basquete naquela época. Mas o esporte acabou passando por processos evolutivos – assim como o próprio basquete – e as coisas foram se aperfeiçoando, até se chegar na bola que conhecemos nos dias de hoje.
Mas você sabe quantos jogadores há no voleibol? Bom, cada time é composto por seis jogadores em quadra, mais seis que ficam no banco de reservas. As posições de cada um desses seis jogadores são: levantador, líbero, ponta esquerda, ponta direita, central e oposto.
De acordo com as regras do vôlei, cada time só pode tocar na bola até três vezes em uma jogada e um atleta não pode tocar na bola duas vezes seguidas (o que caracteriza a infração conhecida por dois toques). E na quadra, os jogadores precisam ficar na sua posição determinada e, nos saques, há o movimento de rotação, onde três jogadores ficam próximos da rede e outros três da linha pra trás.
Regras do voleibol
As equipes precisam, obrigatoriamente, ter seis jogadores em quadra. Quando uma equipe saca, os adversários precisam tentar fazer o ponto em um lance com até três toques na bola. Geralmente, o movimento é: saque (do adversário) – recepção – levantamento – ataque. Ganha o jogo a equipe que vencer três sets primeiro. Cada set vai até 25 pontos, mas em caso de um 24×24, a equipe precisará fechar o jogo com dois pontos de diferença (26×24; 27×25; e por aí vai).
Mais regras podem ser vistas no vídeo abaixo