Brasil enfrenta a Letônia valendo vaga nas quartas de final
A seleção brasileira de basquete surpreendeu a muitos ao vencer a equipe do Canadá, considerada uma das favoritas na Copa do Mundo de Basquete 2023, pelo placar de 69×65. Com o resultado, os brasileiros seguem vivos na competição e também correm atrás de uma das vagas do continente para a próxima edição dos Jogos Olímpicos de Paris, que acontecerão em 2024.
No Grupo I da segunda fase da competição ao lado do Canadá, Espanha e Letônia, o Brasil agora joga a última rodada dessa fase contra os Letões, que também surpreenderam ao vencer os espanhóis de virada por 74×69. Agora o grupo está embolado, já que todas as seleções estão com 7 pontos, e o Brasil precisa apenas vencer sua próxima partida para avançar de fase na competição.

Brasil virou o jogo contra o Canadá após estar perdendo por vantagem surpreendente
A partida contra o Canadá começou disputada com uma leve vantagem brasileira de três pontos aberta no primeiro quarto. Os canadenses, porém, comandados por Shai Gilgeous-Alexander que atua no Oklahoma City Thunder, esboçaram uma reação e viraram o placar, chegando a abrir uma vantagem de 12 pontos entre o segundo e o terceiro quarto.
Mas o último quarto foi crucial para a virada brasileira. Bruno Caboclo e Yago Mateus, que estava muito bem marcado pelos canadenses, brilharam e foram os grandes responsáveis pela virada brasileira. Yago conseguiu acertar dois arremessos em sequência que foram fundamentais para o Brasil abrir uma frente de quatro pontos.
Os segundos finais foram tensos, com faltas e tempos técnicos sendo pedidos pelas duas seleções. Mas o Brasil soube ter a cabeça fria e administrar a vantagem para fechar o placar e sacramentar a vitória. Bruno Caboclo anotou 19 pontos e conseguiu 10 rebotes. Já Yago marcou oito pontos e distribuiu 10 assistências.
Agora, o Brasil joga contra a Letônia no domingo, 3 de setembro, e caso vença a partida, estará qualificado para as quartas de final.