Seleção Brasileira se dá mal e fica sem vaga nas Olímpiadas
Além da derrota para a Letônia, que selou a eliminação na Copa do Mundo de Basquete, a Seleção Brasileira ainda teve outro revés no último domingo (3). Com o triunfo sobre a Espanha, o Canadá garantiu a segunda e última vaga destinada ao continente americano para as Olímpiadas de 2024, em Paris.
Para conseguir uma das vagas, o Brasil teria que torcer para derrotas de Porto Rico, República Dominicana e Canadá. Os dois primeiros resultados até aconteceram. Os porto-riquenhos perderam para a Itália e os dominicanos, foram superados pela Itália.
Os espanhóis chegaram a dar uma esperança para o Brasil. A equipe europeia ficou na frente do placar durante o jogo inteiro praticamente. Porém, no último quarto, os canadenses venceram por 15 pontos de diferença e tomaram a frente. Nos segundos finais, a Espanha chegou a ter a chance de empatar, mas errou o arremesso decisivo.
Com a vitória por 88 a 85, o Canadá avançou para as quartas da Copa do Mundo, onde irá enfrentar a Eslovênia, de Luka Doncic e ainda garantiu a vaga nos jogos Olímpicos, algo que não acontecia desde Sydney, em 2000.
E a Seleção Brasileira?
Após o término da rodada decisiva, o Brasil encerrou sua participação na 13ª colocação do Mundial. A equipe ainda terá mais uma chance de conseguir a vaga em Paris pelo Pré-Olímpico, que será realizado em julho do ano que vem.
Nesta competição, 24 equipes serão divididas em quatro chaves de seis participantes. Apenas o campeão de cada grupo carimba o passaporte para as Olímpiadas. De 1996 para cá, o Brasil conseguiu disputar apenas os jogos de 2012, quando superou a Argentina e em 2016, como país sede.