Ranking é atualizado e agora o Brasil é o terceiro maior campeão da Copa do Mundo

A Seleção Brasileira de Basquete Masculino não conseguiu obter um bom desempenho na Copa do Mundo de Basquete 2023 e foi eliminada ainda na segunda fase da competição, sem chances de conquistar o título do Mundial. Quem acabou conquistando o troféu foi a forte seleção da Alemanha, que veio com tudo para a competição e ganhou o título pela primeira vez na sua história.

Assim, os alemães entraram para o seleto grupo de seleções que conquistaram o título do Mundial de Basquete, que chegou ao final da sua 19° edição. O Brasil faz parte desse grupo com as conquistas de 1959 e 1963, e configura na terceira colocação dos maiores campeões da Copa do Mundo.

Os Estados Unidos e a Sérvia tiveram a chance de assumir a liderança isolada. No entanto, os norte-americanos ficaram apenas na quarta colocação e os sérvios perderam para a própria Alemanha. Veja a seguir o ranking completo de campeões:

1° Estados Unidos e Iugoslávia (Sérvia) – 5 títulos

2° União Soviética – 3 títulos

3° Brasil – 2 títulos

4° Argentina e Alemanha – 1 título

Brasil convive com grande jejum de títulos da Copa do Mundo

A Seleção Brasileira de basquete masculino já conquistou o título do Mundial em duas ocasiões: 1959 e 1963. Naquela época, o Brasil contava com craques como Amaury Passos e Wlamir Marques, que foram responsáveis por fazer história e levar o Brasil ao patamar mais alto do mundo.

Mundial de Basquete de 1959, Brasil
Os jogadores da seleção brasileira de basquete em pé(da esquerda para a direita): o auxiliar-técnico Brás, Valdemar, Amauri, Oto, Edson, Zezinho, Rosa Branca, o chefe da delegação Mariah Silva e o técnico Kanela – Agachados: o roupeiro Francisco, Fernando, Wlamir Marques, Valdir, Jatir, Algodão, Pecente e o massagista Guido Pertile, antes da partida contra os Estados Unidos, válida pela final do III Campeonato Mundial de 1959, no Chile. O Brasil conquistou o título após vencer o jogo por 73 a 49.

Amaury foi eleito o MVP da competição em 1959. Já Wlamir ganhou o título em 1963. Ambos são nomes históricos no basquete brasileiro. Wlamir, inclusive, foi indicado para o tradicional Hall da Fama de Basquete recentemente, em cerimônia realizada antes da Copa do Mundo de Basquete deste ano.