Campeão da NBA com Larry Bird surpreende e vira técnico de vôlei

Um dos melhores times da história da NBA, o Boston Celtics dos anos 80 contava com jogadores lendários como Larry Bird, Kevin McHale e Robert Parish. Além deles, o lendário elenco também tinha um futuro treinador vencedor em outra modalidade.

Trata-se de Wayne Kreklow, que passou pelo melhor basquete do mundo em apenas uma temporada, sem muito destaque. Apesar disso, o jogador conquistou o título da NBA no curto período.

Um ano depois de abandonar as quadras de basquete, Kreklow passou a se dedicar à outro esporte bastante popular nos Estados Unidos, o vôlei. A escolha não chegou a ser uma surpresa, pois ele já tinha praticado a modalidade nos tempos de faculdade.

No começo dos anos 90, Kreklow assumiu o cargo de treinador de vôlei em Columbia College e teve sucesso imediato. O novo comandante conduziu o time para seis participações no Torneio Nacional NAIA, ao mesmo tempo em que venceu cinco campeonatos regionais e sete campeonatos consecutivos da Conferência Centro-Oeste Americana.

Além disso, o técnico levou seu time a um recorde de 85-0 em duas temporadas consecutivas, incluindo 78 vitórias consecutivas em casa.

Já em 2000, Kreklow assumiu a Universidade de Missouri, onde ficou até 2019. Neste período, liderou a equipe em 15 torneios da NCAA, alcançando uma Elite Oito e quatro participações no Sweet 16.

Premiado após a aposentadoria

Em 2019, resolveu se aposentar, após conseguir um recorde de 413-194. Por Missouri, Kreklow foi nomeado Treinador do Ano com Menção Honrosa da CVU em 2005, Treinador do Ano da SEC em 2013 e Treinador do Ano da Região Sudeste da AVCA em 2013.