Seleção Brasileira é comunicada e sabe quem enfrenta no Pan-Americano

A Seleção Brasileira de basquete já conhece quem serão os seus adversários nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, que serão realizados entre os dias 20 de outubro e 5 de novembro na capital chilena. O sorteio dos grupos foi realizado pela comissão organizadora dos jogos nesta sexta-feira, 22 de setembro.

O Brasil está no grupo B tanto no masculino quanto no feminino. Os homens caíram no mesmo grupo da seleção do Chile, donos da casa. As mulheres começam a disputa no dia 25 de outubro enquanto que os homens iniciam apenas no dia 31.

A competição não dá vaga para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, mas é fundamental para que as equipes sejam testadas antes da disputa dos Pré-Olímpicos, que garantem as últimas vagas para as Olimpíadas da França no próximo ano. O Brasil possui altas chances de medalhas no Pan, tendo em vista que Estados Unidos e Canadá, grandes seleções, estarão ausentes no Pan.

Grupos da Seleção Brasileira de basquete feminino e masculino

Feminino:

Brasil

Colômbia

México

Venezuela

Masculino:

Brasil

Chile

México

Porto Rico

A seleção feminina, melhor colocada no Ranking da FIBA com a 8ª colocação, estreia contra as mexicanas, depois enfrenta a Venezuela para por fim, fechar a primeira fase contra a Colômbia. Argentina, Chile, Cuba e Porto Rico estão no Grupo A.

Já os homens, comandados por Gustavo de Conti, vão estrear contra o México, enfrentam os donos da casa na segunda partida e fecham a fase contra Porto Rico. O outro grupo conta com Argentina, Panamá, República Dominicana e Venezuela.

Gustavo de Conti, comandante da Seleção Brasileira de basquete masculino
Gustavo de Conti, comandante da Seleção Brasileira de basquete masculino

Em ambas as categorias, as duas melhores seleções de cada grupo avançam para as semifinais.