Seleção Brasileira é comunicada e sabe quem enfrenta no Pan-Americano
A Seleção Brasileira de basquete já conhece quem serão os seus adversários nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, que serão realizados entre os dias 20 de outubro e 5 de novembro na capital chilena. O sorteio dos grupos foi realizado pela comissão organizadora dos jogos nesta sexta-feira, 22 de setembro.
O Brasil está no grupo B tanto no masculino quanto no feminino. Os homens caíram no mesmo grupo da seleção do Chile, donos da casa. As mulheres começam a disputa no dia 25 de outubro enquanto que os homens iniciam apenas no dia 31.
A competição não dá vaga para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, mas é fundamental para que as equipes sejam testadas antes da disputa dos Pré-Olímpicos, que garantem as últimas vagas para as Olimpíadas da França no próximo ano. O Brasil possui altas chances de medalhas no Pan, tendo em vista que Estados Unidos e Canadá, grandes seleções, estarão ausentes no Pan.
Grupos da Seleção Brasileira de basquete feminino e masculino
Feminino:
Brasil
Colômbia
México
Venezuela
Masculino:
Brasil
Chile
México
Porto Rico
A seleção feminina, melhor colocada no Ranking da FIBA com a 8ª colocação, estreia contra as mexicanas, depois enfrenta a Venezuela para por fim, fechar a primeira fase contra a Colômbia. Argentina, Chile, Cuba e Porto Rico estão no Grupo A.
Já os homens, comandados por Gustavo de Conti, vão estrear contra o México, enfrentam os donos da casa na segunda partida e fecham a fase contra Porto Rico. O outro grupo conta com Argentina, Panamá, República Dominicana e Venezuela.
Em ambas as categorias, as duas melhores seleções de cada grupo avançam para as semifinais.