França cansa de esperar Joel Embiid e impõe data limite
O astro camaronês e atual MVP da última Temporada da NBA, Joel Embiid está tendo o seu nome ligado a uma disputa acirrada. Mas não é nenhuma franquia que está querendo tirar o pivô do Philadelphia 76ers. Acontece que Embiid está sendo alvo da França para a disputa dos Jogos Olímpicos do próximo ano, que serão disputados em solo francês (Paris).
Apesar de ter nascido em Camarões, ele possui naturalização francesa, o que permitiria que ele fosse convocado pelos franceses nas Olimpíadas em casa. Jean-Pierre Siutat, presidente da Federação de Basquete da França, afirma ter dado um ultimato para o jogador para que ele possa se comprometer (ou não) com a seleção nos Jogos Olímpicos.
“Nós nunca demos informações oficiais sobre Joel e a nossa seleção, antes de tudo. Foi uma notícia que cresceu por aí e só confirmei o interesse em tê-lo. Mas nunca houve nada oficial. No entanto, uma decisão deve sair muito em breve. É a nossa expectativa e ele sabe disso. Devemos receber uma resposta até 10 de outubro. Esse é o prazo”, revelou Jean-Pierre em entrevista à rádio RMC.
Embiid é alvo de disputa entre França e outro país para os Jogos Olímpicos
Camarões, país onde Embiid nasceu, ainda não conquistou vaga para as Olimpíadas do próximo ano. Mas a seleção se juntou a outras, como o Brasil, e disputará o Pré-Olímpico de Basquete em busca das quatro vagas restantes para Paris-2024. Mas além da seleção africana, os franceses terão outro adversário para ter o pivô em quadra.
Isso porque os Estados Unidos também estariam interessados em ter o craque para o próximo ano, ao passo de que LeBron James teria mobilizado outros grandes craques da NBA para montar um supertime e disputar a medalha de ouro mais uma vez. Embiid também possui cidadania norte-americana e isso teria sido suficiente para que várias especulações fossem feitas, a respeito de uma junção dele com outros grandes nomes, como Stephen Curry e Kevin Durant.
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 acontecerão entre 26 de julho e 11 de agosto do próximo ano. Até lá, teremos uma definição de qual lado da quadra Embiid estará.