10 melhores jogadores da NBA que nunca ganharam um MVP

Um dos prêmios distribuídos todas as temporadas na NBA é o MVP (Most Valuable Player, ou ‘Jogador Mais Valioso’). Tal premiação causa sempre debates, tendo em vista que leva o prêmio o atleta que tiver o melhor desempenho na Temporada Regular. Acontece que, se tal atleta tiver um desempenho superior aos outros, mas o seu time não se qualificar para os playoffs, é um pouco difícil que ele vença a premiação.

Também podem acontecer casos em que companheiros de equipe tenham desempenhos similares, o que pode afetar a sua votação para o MVP. São várias as circunstâncias que são levadas em conta para a escolha do jogador mais valioso de uma temporada e nós montamos uma lista com esses nomes pra você. Confira!

Grandes jogadores da NBA que não ganharam um MVP

10° Patrick Ewing

Destaque do New York Knicks, comandou a equipe para vários playoffs, tendo médias de 22.8 pontos por partida na sua passagem pela franquia. Foi o quarto colocado da votação em 1993, quando chegou mais perto do título de melhor jogador. Naquele ano, Michael Jordan foi eleito (isso explica muito)

9° Clyde Drexler

Outro da geração que foi “atrapalhado” pelo ‘Efeito Michael Jordan’. Ele foi o principal nome do Portland Trail Blazers em 1992 e terminou a votação daquele ano atrás apenas do próprio MJ, que levaria o Chicago Bulls para o título da NBA.

8° Rick Barry

Grande nome da história do Golden State Warriors, só não foi eleito MVP pois na época do seu auge, foi para a antiga American Basketball Association (ABA). Foi o quarto colocado nas votações de 1975 e 1976.

7° Scottie Pippen

Também sabemos porque ele não foi eleito MVP né? O grande parceiro de Michael Jordan no Chicago Bulls vivia na “sombra” do ídolo, sendo praticamente impossível ele vencer uma votação de melhor jogador.

Scottie Pippen, ao lado de Michael Jordan
Scottie Pippen, ao lado de Michael Jordan

6° John Stockton

Grande destaque do Utah Jazz, mas também viveu o seu auge quando Michael Jordan comandava os Bulls na Era de Ouro da equipe. Apesar de ser o nome mais votado para MVP dos Jazz, o máximo que ele chegou foi a um sétimo lugar.

5° Kevin McHale

Jogou boa parte da sua carreira atuando com Larry Bird, e isso já explica muita coisa. A melhor colocação na votação foi um quarto lugar em 1987.

4° Dwyane Wade

Nome da geração mais próxima, teve uma passagem marcante pelo Miami Heat ajudando a levar o time para os playoffs. Mas a votação para MVP contava com nomes de peso como LeBron James e Kobe Bryant, que ficaram à sua frente na Temporada 2008/2009, auge de Wade.

Dwyane Wade, outro que não conseguiu conquistar um MVP
Dwyane Wade, outro que não conseguiu conquistar um MVP

3° Isiah Thomas

Esse não teve sorte de jeito nenhum: os primeiros anos da carreira foram ofuscados por Larry Bird e Magic Johnson, enquanto que os últimos foram tomados por Michael Jordan. Nem mesmo os títulos seguidos dos Pistons em 1989 e 1990 foram suficientes para levantar votos para Thomas.

2° Elgin Baylor

Suas estatísticas na carreira são excelentes. Ele conseguiu médias de 34 pontos por partida e 19 rebotes. Foi Top-10 na votação por nove vezes e vice-campeão em duas ocasiões. O obstáculo: Wilt Chamberlain e suas médias de 40 pontos.

1° Jerry West

Ele é a silhueta da logomarca da NBA. Um dos maiores jogadores de todos os tempos, jogou 14 All-Star Game e foi indicado para o All-NBA 12 vezes e ninguém sabe até hoje por que ele nunca foi indicado como MVP da temporada. Se serve de consolo, foi o MVP das finais em 1969, mesmo os Lakers não conquistando o título.

Jerry West, um dos mais importantes nomes da NBA, dá vida a logomarca da Liga
Jerry West, um dos mais importantes nomes da NBA, dá vida a logomarca da Liga