10 melhores jogadores da NBA que nunca ganharam um MVP
Um dos prêmios distribuídos todas as temporadas na NBA é o MVP (Most Valuable Player, ou ‘Jogador Mais Valioso’). Tal premiação causa sempre debates, tendo em vista que leva o prêmio o atleta que tiver o melhor desempenho na Temporada Regular. Acontece que, se tal atleta tiver um desempenho superior aos outros, mas o seu time não se qualificar para os playoffs, é um pouco difícil que ele vença a premiação.
Também podem acontecer casos em que companheiros de equipe tenham desempenhos similares, o que pode afetar a sua votação para o MVP. São várias as circunstâncias que são levadas em conta para a escolha do jogador mais valioso de uma temporada e nós montamos uma lista com esses nomes pra você. Confira!
Grandes jogadores da NBA que não ganharam um MVP
10° Patrick Ewing
Destaque do New York Knicks, comandou a equipe para vários playoffs, tendo médias de 22.8 pontos por partida na sua passagem pela franquia. Foi o quarto colocado da votação em 1993, quando chegou mais perto do título de melhor jogador. Naquele ano, Michael Jordan foi eleito (isso explica muito)
9° Clyde Drexler
Outro da geração que foi “atrapalhado” pelo ‘Efeito Michael Jordan’. Ele foi o principal nome do Portland Trail Blazers em 1992 e terminou a votação daquele ano atrás apenas do próprio MJ, que levaria o Chicago Bulls para o título da NBA.
8° Rick Barry
Grande nome da história do Golden State Warriors, só não foi eleito MVP pois na época do seu auge, foi para a antiga American Basketball Association (ABA). Foi o quarto colocado nas votações de 1975 e 1976.
7° Scottie Pippen
Também sabemos porque ele não foi eleito MVP né? O grande parceiro de Michael Jordan no Chicago Bulls vivia na “sombra” do ídolo, sendo praticamente impossível ele vencer uma votação de melhor jogador.
6° John Stockton
Grande destaque do Utah Jazz, mas também viveu o seu auge quando Michael Jordan comandava os Bulls na Era de Ouro da equipe. Apesar de ser o nome mais votado para MVP dos Jazz, o máximo que ele chegou foi a um sétimo lugar.
5° Kevin McHale
Jogou boa parte da sua carreira atuando com Larry Bird, e isso já explica muita coisa. A melhor colocação na votação foi um quarto lugar em 1987.
4° Dwyane Wade
Nome da geração mais próxima, teve uma passagem marcante pelo Miami Heat ajudando a levar o time para os playoffs. Mas a votação para MVP contava com nomes de peso como LeBron James e Kobe Bryant, que ficaram à sua frente na Temporada 2008/2009, auge de Wade.
3° Isiah Thomas
Esse não teve sorte de jeito nenhum: os primeiros anos da carreira foram ofuscados por Larry Bird e Magic Johnson, enquanto que os últimos foram tomados por Michael Jordan. Nem mesmo os títulos seguidos dos Pistons em 1989 e 1990 foram suficientes para levantar votos para Thomas.
2° Elgin Baylor
Suas estatísticas na carreira são excelentes. Ele conseguiu médias de 34 pontos por partida e 19 rebotes. Foi Top-10 na votação por nove vezes e vice-campeão em duas ocasiões. O obstáculo: Wilt Chamberlain e suas médias de 40 pontos.
1° Jerry West
Ele é a silhueta da logomarca da NBA. Um dos maiores jogadores de todos os tempos, jogou 14 All-Star Game e foi indicado para o All-NBA 12 vezes e ninguém sabe até hoje por que ele nunca foi indicado como MVP da temporada. Se serve de consolo, foi o MVP das finais em 1969, mesmo os Lakers não conquistando o título.