São Paulo e Corinthians REJEITAM propostas e “Brasileirão” pode virar uma Copa

Proposto pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB), o “Campeonato Brasileiro” não caiu nas graças dos clubes, que demonstraram apoio integral ao NBB (Novo Basquete Brasil). Desta maneira, a CBB e a Dream Factory já admitem transformar a competição em uma Copa, que não seja concorrente da liga.

Das 19 equipes que irão participar da próxima edição do NBB, apenas Flamengo, Botafogo, Mogi e Bauru compareceram a uma reunião promovida pela CBB no último mês de agosto. O restante, incluindo os gigantes São Paulo e Corinthians, não quiseram nem ouvir sobre o projeto.

Vale destacar que o “Brasileiro de Basquete” já vem sendo realizado há três temporadas como um torneio de segundo escalão. Com a intenção de promover sua competição, a CBB retirou a chancela do NBB. Porém, sem a adesão da maioria das equipes, a tendência é que o Brasileirão continue com um status inferior.

Desta maneira, a Confederação está recalculando sua rota. O novo plano é o de criar uma competição paralela ao NBB, que tenha um papel semelhante com a Copa do Brasil no futebol. Além de um título de expressão, o novo torneio da CBB pode ser um caminho mais curto para as competições internacionais.

Imbróglio vem atrapalhando os clubes

Por conta da guerra nos bastidores, as equipes brasileiras seguem de fora das competições internacionais como a BCLA e a Liga Sul-Americana. Existe a expectativa de uma intervenção da FIBA. A entidade pode interceder na briga entre CBB e NBB, seja a favor de alguma parte, ou exigindo um acordo.