NBA ainda nem começou e 3 treinadores já estão balançando no cargo

Vida de treinador no mundo do esporte não é fácil. Pressionados a conquistarem sempre os melhores resultados comandando as suas equipes, essas figuras precisam lidar com os gritos da torcida clamando por resultados positivos, além da pressão da diretoria, que deposita fé em seus trabalhos e espera sempre o melhor desempenho da equipe.

Apesar de parecer estranho, é totalmente normal um treinador entrar em uma competição já sendo pressionado a conseguir bons resultados. Isso não é diferente na NBA. Um torneio considerado longo (82 jogos da Temporada Regular, mais os playoffs e as finais), as equipes podem apresentar oscilação no decorrer das partidas. Treinadores podem, ou não, resistir em seus cargos, mas aí depende da situação de cada um.

E a próxima temporada da NBA, que estreia no dia 24 de outubro, já tem ao menos três nomes de técnicos que começam a competição balançando em seus cargos, com risco de demissão a qualquer momento. Veja quem são e quais os motivos

Treinadores com cargo em risco na NBA

Jason Kidd (Dallas Mavericks)

Jason Kidd, ex-jogador e agora treinador na NBA
NBA ainda nem começou e 3 treinadores já estão balançando no cargo 4

Luka Doncic e Kyrie Irving são as esperanças da equipe do Oeste. Além deles, a equipe acertou com Grant Williams para melhorar o setor defensivo. Tamanhos investimentos fizeram com que a equipe ficasse com uma situação financeira complicada, então é importante que os Mavs consigam uma vaga para os playoffs, ou do contrário, pode sobrar para Kidd.

Steve Clifford (Charlotte Hornets)

Steve Clifford
NBA ainda nem começou e 3 treinadores já estão balançando no cargo 5

A situação aqui também possui outro agravante: Michael Jordan, lenda da NBA que possuía parte das ações do time, vendeu a equipe para um grupo de empresários, que podem estar pensando em trazer outro nome para o comando técnico. Sua saída poderá ser antecipada caso os bons resultados não venham. Sua esperança está em nomes como LaMelo Ball, PJ Washington e Brandon Miller, escolhido pelo Draft deste ano.

Billy Donovan (Chicago Bulls)

Billy Donovan
NBA ainda nem começou e 3 treinadores já estão balançando no cargo 6

A equipe está longe de lembrar a dos tempos vitoriosos de Jordan. A equipe vai com o que tem para esta temporada, depositando as esperanças em nomes experientes como Nikola Vucevic e DeMar DeRozan. Se a equipe não melhorar e não conseguir uma vaga nos playoffs, algo que não veio na última temporada, pode acabar sobrando para Donovan.