Seleção Brasileira se dá bem e evita Grupo da Morte

Na última quinta-feira (5), as Seleções Brasileiras Sub-17 masculina e feminina conheceram seus adversários nos Sul-Americanos da categoria, que serão disputados na Colômbia, em novembro.

A seleção masculina ficou no Grupo A com Chile, Equador e Paraguai. O torneio será entre os dias 14 a 21 de novembro, em Valledupar. A outra chave é composta por Argentina, Colômbia, Uruguai e Venezuela.

Já no feminino, ficou definido que o Brasil irá enfrentar Argentina, Paraguai e Uruguai, entre os dias 26 de novembro a 2 dezembro, em Bucaramanga. O outro grupo terá terá Colômbia, Bolívia, Chile, Equador e Venezuela.

Vale destacar que o regulamento de ambas as competições são os mesmos. As equipes jogam dentro de seus grupos, com as duas melhores avançando para a fase de semifinais e depois para a grande decisão. O torneio também dará três vagas para as Copas Américas de 2024. Os jogos serão transmitidos pelo canal da FIBA no YouTube.

Seleção Brasileira feminina não teve a mesma sorte no sorteio do Pré-Olímpico

Nesta quinta, o Brasil também conheceu seus adversários Pré-Olímpico de basquete feminino. Em sorteio realizado em Sparon, na Hungria, ficou definido que a Seleção Brasileira caiu na chave que também conta com Austrália, Sérvia e Alemanha.

Os jogos serão disputados em Belém, no Pará, entre os dias 8 e 11 de fevereiro do ano que vem. A estreia do Brasil será contra a Austrália, depois enfrenta a Sérvia e fecha a participação contra a Alemanha. A FIBA ainda irá divulgar os horários e dias dos jogos. As seleções foram divididas em quatro grupos com quatro países cada.

“São as 16 melhores equipes do mundo, então, ninguém está ali por acaso. Chega ali por mérito. Não é uma disputa por escolha. Qualquer grupo que caíssemos seria muito difícil. Esse nosso, primeiro por ter dois europeus, é um grupo ainda mais forte, somando com a Austrália, que estava no pote 1, terceira no ranking mundial. São três equipes muito fortes, a Alemanha ficou em sexto no Europeu e ganhou essa chance de jogar uma Olimpíada, lembrando que o próximo Mundial feminino será na Alemanha. Então, um grupo muito difícil, mas acredito na possibilidade de classificar para a Olimpíada”, afirmou o técnico da seleção, José Neto.

O formato de disputa definiu que as equipes se enfrentarão dentro de seus respectivos grupos. Os três melhores garantem a vaga em Paris. Os grupos com França e Estados Unidos terão dois classificados, além das francesas e norte-americanas, que já estão garantidas nos jogos por serem anfitriãs e campeãs mundiais, respectivamente.

Vale destacar que o Brasil vem da recente conquista da AmeriCupW, no último mês de julho, em torneio realizado no México. Com o título invicto, a Seleção deu um salto no ranking mundial e passou a colocar a oitava posição na lista.

Além de Belém, Sopron, na Hungria, Antuérpia, na Bélgica, e uma cidade a ser definida na China também receberão os jogos de outras chaves do Pré-Olímpico.