Presidente da França está irritado com Joel Embiid
Nos últimos dias, o pivô Joel Embiid anunciou que irá defender a seleção norte-americana de basquete, frustrando os planos da França, que também sonhava em contar com o craque nas Olimpíadas de 2024, que serão disputadas em Paris.
A decisão do jogador não caiu muito bem nos bastidores da seleção europeia. Em entrevista para o portal Basket News, o presidente da Federação Francesa de Basquete, Jean-Pierre Siutat, lamentou a escolha de Embiid e afirmou que está chateado por ter perdido tempo com o processo de concessão da cidadania do país para o astro.
“Conhecemos Joel Embiid junto com Boris Diaw em março de 2022. Mas não pedimos essa reunião. Ele demonstrou interesse em jogar pela França e nós o ajudamos a obter a cidadania francesa a seu pedido. Mas nunca exigimos dele, só lamento que tenhamos gasto tanto tempo e energia em um arquivo que nunca deveria ter sido aberto.”, disse o dirigente.
Além da França, Embiid também podia escolher defender a seleção de Camarões, seu país natal. Porém, depois da Copa do Mundo, o jogador anunciou que irá pelos Estados Unidos.
Gerente Geral da seleção norte-americana, o ex-jogador Grant Hill celebrou o recrutamento do craque e afirmou que está ansioso para a disputa das Olimpíadas.
“É emocionante para o basquete dos EUA que Joel Embiid queira representar os Estados Unidos. Joel e eu tivemos várias conversas sobre seus objetivos e estou ansioso para continuar esse diálogo, sabendo que um desses objetivos é representar o basquete dos EUA no próximo verão, em Paris.”, afirmou Hill.
Além de Embiid, o time norte-americano deve contar com outros nomes de peso do melhor basquete do mundo como LeBron James, Kevin Durant e Stephen Curry, que também manifestaram o desejo de participarem dos Jogos Olímpicos, principalmente após a campanha decepcionante da equipe no último Mundial.