CJ McCollum reacende antiga polêmica do título mundial

CJ McCollum volta a reacender uma grande polêmica envolvendo os esportistas norte-americanos. Tudo aconteceu quando Noah Lyles, velocista e medalhista olímpico, afirmou que os jogadores da NBA não podem se autodenominar “campeões mundiais” só porque conquistaram um título da Liga Nacional.

“Tenho que assistir às finais da NBA, e eles têm o campeão mundial na cabeça. Campeão mundial de quê? Os Estados Unidos? Não me entenda mal. Eu amo os EUA às vezes, mas isso não é o mundo. Esse não é o mundo.”, afirmou Lyles. A declaração veio momentos depois de ele ganhar três medalhas por competições internacionais.

Kevin Durant foi uma das grandes estrelas do basquete que foi contrário às declarações de Lyles, que ainda afirmou que apenas quem venceu competições olímpicas pode ser considerado de fato um campeão mundial. Mas agora, foi a vez de McCollum, ala-armador do New Orleans Pelicans, entrar em jogo e defender quem se intitula campeão mundial por ter sido vencedor da NBA.

CJ McCollum, jogador do New Orleans Pelicans
CJ McCollum, jogador do New Orleans Pelicans

“Temos jogadores que representam muitos países diferentes, então acho que a premissa é que temos, coletivamente, os melhores jogadores de basquete do mundo jogando em todos os lugares, representando seus times aqui nos Estados Unidos, e é por isso que eles chamam É campeonato mundial, porque são os melhores jogadores do mundo.”, afirmou em declaração para o Fox News Digital.

CJ McCollum não é o primeiro a defender a NBA

A polêmica tem várias vozes e muitas delas defendendo a NBA. Além de Durant e do atleta dos Pelicans, vários outros nomes se manifestaram a respeito do assunto, defendendo a competição é claro. Draymond Green, Austin Rivers, Aaron Gordon, Devin Booker e Damian Lillard rebateram os comentários do velocista.

No entanto, um dos lendários treinadores da NBA, Gregg Popovich, atualmente no San Antonio Spurs, saiu em defesa de Lyles, afirmando que “não há campeões mundiais na NBA, então qualquer pessoa que tenha a bandeira levantada dizendo que são campeões mundiais não está correta”. A declaração foi dada no momento em que o Los Angeles Lakers se sagrava campeão da Liga.