Tudo o que você precisa saber sobre o prodígio Victor Wembanyama
Tratado com a grande promessa da atualidade na NBA, o calouro francês Victor Wembanyama está próximo de fazer sua estreia no melhor basquete do mundo. Escolhido pelo San Antonio Spurs no topo do último Draft, o jovem já é considerado um astro, antes mesmo de ter pisado em quadra na liga.
Com 19 anos e impressionantes 2,10 metros de altura e uma envergadura de quase 2,5 metros, Wemby é um jogador com características nunca vistas anteriormente. Apesar de todo o seu tamanho, o jovem é bastante móvel e consegue fazer dribles e arremessos semelhantes aos de Stephen Curry.
Além de toda habilidade ofensiva, o novo camisa 1 do Spurs também é um defensor espetacular, que pode marcar jogadores das cinco posições.
Criado em Le Chesnay, na França, Wembanyama vem de uma família de atletas. Sua mãe, Elodie de Fautereau, jogava basquete profissionalmente, enquanto o pai, Felix, era saltador em altura e também corredor. Sua irmã mais nova, Eve, também é jogadora de basquete. Em 2017, ela fez parte do elenco da França que venceu o Campeonato Europeu Sub-16.
Antes de optar pelo basquete, Victor Wembanyama jogou futebol. Apesar de ter sido um bom goleiro, o jovem preferiu seguir sua carreira nas quadras e abandonou os gramados.
Quando tinha apenas 14 anos, o craque já defendia as cores JSF Nanterre Sub-18. Naquela temporada, Wemby ajudou a equipe na conquista do vice-campeonato da Liga Francesa da categoria. Muito maior que todos os outros jogadores que estavam em quadra, o jogador chamou a atenção de diversos olheiros da Europa. Apesar dos convites para jogar em Barcelona, o jovem optou por permanecer na França, onde atuou no ASVEL Villeurbanne na EuroLeague e pela seleção francesa sub-19.
Na temporada de 2021, os olhos de todos os especialistas estavam focados na atuação de Chet Holgren no jogo que valia a medalha de ouro da Copa do Mundo Sub-19 da Fiba. Porém, com 22 pontos e oito bloqueios, foi Victor Wembanyama que chamou a atenção naquele dia, mesmo com a derrota da França.
“Nunca vi Chet Holmgren ofuscado fisicamente como no ano passado, quando os dois se encontraram. Ele praticamente pode e faz tudo o que Chet pode, mas é sete centímetros mais alto, provavelmente arremessa melhor a partir de 3, pode ter uma sensação melhor como passador e tem uma estrutura muito melhor para desenvolver do que Chet”, disse um olheiro da NBA, ao portal Yahoo Sports.
Dois anos depois, Wembanyama se inscreveu no Draft da NBA e foi a primeira escolha unânime. Nesta noite, às 22h30, o futuro astro fará sua estreia na quadras do melhor basquete do mundo, contra o Dallas Mavericks.