Poucos espanhóis vão jogar esta temporada da NBA; Menor número em 18 anos!

Como já sabemos, a temporada da NBA que acabou de começar infelizmente não contará com nenhum brasileiro, tendo em vista que o jovem Gui Santos, do Golden State Warriors, não será aproveitado na equipe principal, e Raulzinho deixou a liga norte-americana para atuar no Fenerbahçe, da Turquia. A NBA também terá um número baixo de jogadores espanhóis.

A Temporada Regular 2023/2024 contará apenas com três jogadores que nasceram na Espanha, o menor número dos últimos 18 anos. São eles: Santi Aldama, do Memphis Grizzlies; Usman Garuba, do Golden State Warriors e Ricky Rubio, do Cleveland Cavaliers.

Santi Aldama, atleta do Memphis Grizzlies da NBA
Santi Aldama, atleta do Memphis Grizzlies

A presença de jogadores espanhóis na NBA se tornou um hábito e esta é a 23ª campanha consecutiva que contará com ao menos um jogador nascido na Espanha. Fernando Martín foi o primeiro em 1986 e a tendência se consolidou quando Pau Gasol chegou aos Grizzlies em 2001. Ele abriu as portas para que outros 16 nomes, além do naturalizado Lorenzo Brown, ingressassem no basquete norte-americano.

A Temporada 2016/2017 ficou marcada como a que teve o maior número de jogadores espanhóis nos últimos anos: contando com Brown, foram 11 jogadores, dentre nomes como o dos irmãos Gasol (Pau e Marc).

O tempo de quadra dos jogadores espanhóis na NBA ainda é incerto

Dos três nomes citados acima, Aldama é o que possui mais regularidade em sua franquia e isso será mais firmado nesta temporada, levando em conta que a equipe perdeu Steven Adams por lesão. Garuba possui um vínculo bidirecional com os Warriors, então vai dividir o seu tempo com o Santa Cruz Warriors, que é onde Gui Santos também está.

Já Ricky Rubio está na sua 13ª temporada seguida na NBA e, além dos Cavaliers, teve passagens também por Minnesota Timberwolves, Utah Jazz e Phoenix Suns. Na última temporada, foram 33 partidas pelos Cavs (apenas duas como titular) e médias bem abaixo do que costuma render. Rubio está com questões de saúde mental, por isso seu retorno às quadras ainda é incerto.