5 filmes que foram proibidos no Brasil
Conhecido como a ‘Sétima Arte’, o cinema é uma das manifestações artísticas mais relevantes do mundo. Os filmes são excelente fonte de conhecimento, exercem seu papel de entretenimento na sociedade e também são responsáveis por formar um pensamento crítico dentre aqueles que o acompanham.
Existem filmes das mais diversas temáticas e áreas: ação, suspense, entretenimento, terror, comédia… muitos deles, no fim das contas, são transmissores de uma mensagem. No entanto, algumas produções foram barradas no Brasil, pelo seu conteúdo ou por apresentar cenas de bastante violência e agressões.
A seguir, apresentamos cinco produções cinematográficas que sofreram censura e foram proibidas aqui no Brasil. Confira!
Filmes proibidos no Brasil
O Grande Ditador
O filme, interpretado pelo brilhante Charles Chaplin, representava uma crítica ao momento de ascensão de Adolf Hitler, ditador e líder do nazismo, que incitava o ódio contra a população de judeus. A produção foi vetada no Brasil na ‘Era Vargas’ e o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) alegou que o filme desmoralizava as forças armadas.
À Meia Noite Levarei Sua Alma
Produção brasileira, foi protagonizada por uma das maiores referências do terror no Brasil: Zé do Caixão. O filme contava a história de uma jovem que sofreu violência do personagem interpretado por José Mojica Martins e que afirmou que iria cometer suicídio, mas que sua alma ia voltar dos mortos para perturbar seu agressor. Por conta das muitas cenas de violência, o filme foi proibido.
Laranja Mecânica
A produção foi considerada violenta e perturbadora, sendo proibido na época da Ditadura Militar. O filme inclui cenas de nudez, violência, corrupção das autoridades e outros temas que foram considerados problemáticos para a época.
Centopéia Humana
Esse com certeza é um dos mais polêmicos e retrata a história de um cirurgião que tem uma ideia bem psicopata de costurar humanos, unindo-os entre a boca e o ânus, formando uma verdadeira centopéia humana. Nem precisamos dizer porque esse filme foi proibido, né?
Como se Tornar o Pior Aluno da Escola?
Mais uma produção brasileira, teve Danilo Gentili e Carlos Villagrán (o saudoso Kiko, do Chaves) no elenco. O filme conta a história de dois estudantes problemáticos que encontram um diário com dicas para instaurar o caos na escola e decidem fazer o que está escrito lá. O filme foi proibido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública no ano passado, por acusação de incitação à pedofilia.