Seleção Brasileira está fora das Olímpiadas em 2024?
A Seleção Brasileira de Basquete masculino está realmente fora das Olimpíadas de 2024 que serão disputadas em Paris no próximo ano? O questionamento vem depois do desempenho da equipe na última Copa do Mundo de Basquete, disputada entre agosto e setembro deste ano.
A competição, uma das mais importantes do mundo a nível de seleções, é o principal critério classificatório para as Olimpíadas. O Mundial de Basquete distribuiu algumas vagas referentes aos continentes, e o continente americano teria direito a duas vagas.
O Brasil vinha fazendo uma boa campanha e muita gente teve a esperança de que a vaga pudesse vir via Mundial. O primeiro problema foi que a seleção masculina acabou sendo derrotada pela Letônia por 104×84 e ficou sem a vaga nas quartas de final da competição. Se tivesse avançado, o passaporte para as Olimpíadas estaria garantido.
Com a derrota, o Brasil precisaria que seus principais adversários diretos também fossem derrotados, no caso, Porto Rico, República Dominicana e Canadá. As duas primeiras perderam, restando ao Brasil torcer para que a Espanha vencesse os canadenses. No entanto, o Canadá conseguiu uma virada surpreendente e acabou vencendo por 88×85, ficando com a segunda vaga, já que a primeira havia sido conquistada pelos Estados Unidos.
Mas isso não significa que o Brasil está fora dos próximos jogos, só que o trabalho agora está bem complicado. Isso porque nossa seleção precisa passar pelo Pré-Olímpico de Basquete, que será disputado entre os dias 2 e 7 de julho do próximo ano, dias antes da estreia dos Jogos Olímpicos. O Brasil precisa vencer sua chave para garantir uma das últimas quatro vagas e os sorteios das chaves acontecerão na próxima segunda-feira, 27.