Antes do NBB, outros torneios foram considerados o Brasileirão do basquete
No Brasil, o basquete vem em uma constante crescente buscando conquistar o seu espaço no coração dos amantes de esportes. Uma das formas encontradas de atrair o público para os jogos foi a criação do Campeonato Brasileiro em 1965. Mas, de lá pra cá, aconteceram mudanças que ajudaram a construir a história do torneio que conhecemos nos dias de hoje.
Talvez você não saiba, mas o Novo Basquete Brasil (NBB) que conhecemos hoje, teve outros nomes ao longo dos anos. Começou como a “Taça Brasil”, que foi criada pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e teve ao todo, 24 edições entre 1965 e 1989. O principal campeão da competição foi o Sírio, com sete conquistas.
Em 1990, a competição virou o Campeonato Nacional de Basquete, que tinha um formato mais organizado com uma temporada realizada por ano. O principal campeão com esse nome foi o Franca, que conquistou seis títulos. O Campeonato ainda viria a ser conquistado por outras 10 equipes diferentes até 2008, quando mudou para o nome que conhecemos hoje.
NBB e sua história
Criado em 2008, o torneio segue até hoje, com a realização da Temporada 2023/2024. O torneio é reconhecido pela Federação Internacional de Basquete (FIBA) e as partidas seguem de acordo com as regras elaboradas pela entidade.
A primeira edição foi vencida pelo Flamengo, que havia terminado a primeira fase na liderança e venceu os playoffs contra Pinheiros, Joinville BA e o Lobos Brasília. Marcelinho Machado acabou sendo o MVP daquela edição.
O torneio foi crescendo e se popularizando entre torcedores. Equipes de futebol se aproveitavam da visibilidade e lançavam seus times no basquete, com destaque para São Paulo e Corinthians, que seguem até os dias de hoje, e o Botafogo e o Vasco, que voltaram nesta temporada. O maior patrocinador da competição é a Caixa Econômica Federal e o atual campeão é o Sesi Franca, que está em busca de defender o seu título.