Atual temporada do NBB tem surpreendente “invasão” confirmada

O Novo Basquete Brasil (NBB) vive a sua maior temporada da história, com 19 participantes. Além da maior quantidade de equipes, a competição também registrou um recorde de jogadores argentinos.

Ao total, são 18 atletas do país vizinho em atividade na competição. Um dos grandes percussores dessa grande vinda é Franco Balbi, do Flamengo. O armador passou pelo time Rubro-Negro entre 2018 e 2022. Aqui, venceu duas Copa Super 8, uma Champions League das Américas (BCLA) e um intercontinental.

Na última temporada, o jogador se transferiu para o Boca Juniors, mas retornou para o Fla em 2023/24. Balbi tem se destacado na média de bolas recuperadas (2,1 por jogo) e também nas assistências (7,4 p/j), sendo o segundo neste quesito.

Outro destaque que vem da Argentina é Santiago Scala, do Franca. O armador está na equipe paulista desde 2020/21 e já venceu o NBB em duas oportunidades, além da BCLA, Copa Intercontinental, Super 8 e Campeonato Paulista.

Por fim, Franco Baralle é outro que chama atenção. O jovem de 24 anos é o nome do Minas, atual líder do NBB. O jogador chega de um título nacional com o Quimsa e falou sobre a mudança para o basquete brasileiro.

“A principal diferença entre as duas ligas é a parte física e atlética, que é muito mais valorizada no NBB, enquanto a Liga Argentina valoriza muito mais a parte tática. Ambas as ligas jogam um ótimo basquetebol, mas o que mais me motivou foi que hoje o Brasil se encontra um escalão acima. Queria esse desafio de sair do meu país pela primeira vez. Chegar a um clube como o Minas com toda a certeza foi uma grande motivação”, disse.

Além dos três citados, o NBB também conta com Ramiro Santiago (Botafogo), Alejandro Konszdat (Caxias do Sul), Martin Cuello (Flamengo), Sebastian Orresta (Fortaleza Basquete Cearense), Chuzito González (Minas Tênis Clube), Nico Copello (Minas Tênis Clube), Santiago Ferreyra (Paulistano), Fede Aguerre (Pinheiros), Lisandro Ponti (Pinheiros), Martin Cabrera (Bauru), Leonardo Lema (São José), Enzo Ruiz (União Corinthians), Facundo Corvalan (Unifacisa) e Matias Solanas (Unifacisa) de jogadores argentinos.